Comude
Depois de mais de um ano inativo, o Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo volta a se movimentar. O presidente da Uampaf, Luiz Valendorf, assume a presidência do Conselho e já projeta ações importantes para a comunidade. Uma delas será a participação ativa na campanha do Comitê pela execução do asfaltamento de 60 quilômetros da BR 153 (Transbrasiliana) e duplicação da BR 285 entre Passo Fundo e Carazinho, campanha coordenada pela UPF e Coredes da Produção e Norte. Valendorf também promete envolver a Uampaf nas ações. O Comude é uma instância importante para a comunidade, pois através dele é que se organiza a consulta popular e se definem as prioridades para o orçamento do Estado. A reativação do conselho vem em boa hora.
Rebeldia
A rebeldia do deputado Giovani Cherini, PDT, em relação a decisão do partido de fechar questão contra o impeachment, pode lhe custar uma vida inteira dedicada ao partido. O diretório nacional está propondo a expulsão do parlamentar que também ocupa a liderança da bancada gaúcha no Congresso. Cherini disse que tomou a decisão em respeito aos mais de 110 mil eleitores que o conduziram ao segundo mandato, mas, especialmente, em respeito a sua consciência.
Frente
A Frente Universitária pela Democracia, lançada na noite de quarta-feira, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, teve a participação do Observatório da Democracia e de muitas outras entidades, alunos, professores, diretórios acadêmicos, coletivos e projetos. Todos estes movimentos sentiram a necessidade de debater o cenário político atual e até fazer futuros encaminhamentos. No encontro os professores Luiz Fernando Pereira Neto e Ivan Dourado expuseram a visão do momento na ótica jurídica e sociológica, com a mediação da Jornalista Vanessa Lazzaretti.
Resistência
O presidente do Senado, Renan Calheiros, já está decidido em relação ao rito do processo de impeachment caso ele chegue ao Senado. Não vai ter pressa. Vai cumprir os prazos.
Ficha limpa
Principais lideranças da Igreja Católica na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pedem tolerância entre as diferentes opiniões políticas e defendem a reforma política como saída para superação da crise. A entidade quer reforçar campanha pelo voto em candidatos de ficha limpa.