Feira Ecológica UPF acontece nesta terça-feira

O objetivo da realização da Feira Ecológica UPF é oportunizar à comunidade acadêmica da UPF o acesso a alimentos agroecológicos e à economia solidária

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O objetivo da realização da Feira Ecológica UPF é oportunizar à comunidade acadêmica da UPF o acesso a alimentos agroecológicos e à economia solidária, buscando contemplar diretrizes previstas nos documentos oficiais da universidade no que diz respeito aos processos de sustentabilidade, responsabilidade social e política ambiental institucional. A realização continuada da Feira Ecológica UPF foi aprovada pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e, neste ano, o evento será promovido periodicamente. A primeira edição do ano ocorrerá na próxima terça-feira, dia 19 de abril, a partir das 11h, em frente ao Centro de Convivência da UPF, Campus I.

Os agricultores que participam da Feira fazem parte da Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa (Coonalter), que representa produtores orgânicos e promove as feiras ecológicas em Passo Fundo. São oferecidos diversos produtos e alimentos livres de agrotóxicos, tais como: aipim, alface, amendoim, arroz, batata doce, batata yacon, beterraba, bolachas caseiras, bolos, brócolis, cenoura, cucas, pão caseiro, milho verde, temperos, sucos, entre outros. Além dos alimentos orgânicos também há produtos originados de grupos da economia solidária, vinculados ao Fórum Regional da Economia Solidária FREPS/FRESOL. 

A proposta da Feira Ecológica no Campus surgiu no ano passado, durante o Bate Papo UPF, que reúne acadêmicos e Reitoria, por meio da Comissão de Alimentação, constituída para discutir esses temas, juntamente com a Reitoria. O projeto da Feira vem sendo construído de forma coletiva como uma ação do programa de extensão Comunidades Sustentáveis, com o apoio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC/UPF), e tem como parceiros o Diretório Central de Estudantes (DCE), a Coonalter, o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, o FREPS/FRESOL e diversos projetos de extensão da Instituição. 

As edições da feira aconteceram em várias oportunidades nos últimos meses, paralelamente a eventos realizados no Campus. Mas, sua realização sistemática se tornou um anseio da comunidade acadêmica e, por isso, neste ano, foi institucionalizada. “Queremos ampliar o acesso da população a produtos orgânicos, sem agrotóxicos, e a Feira Ecológica se enquadra nesse conceito de vida saudável, representando uma mudança de cultura e comportamento em prol da segurança alimentar e nutricional”, salienta a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin.

Gostou? Compartilhe