As unidades de saúde do município que estão aplicando a vacina contra a gripe lotaram na manhã de ontem em Passo Fundo. Em algumas delas a espera pela imunização foi superior a duas horas e meia. Durante os primeiros dias mais de 18 mil pessoas foram vacinadas no município, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Saúde.
No Cais da Hípica a aposentada Alice Carvalho, 72 anos, como todos os anos foi se vacinar no primeiro dia. Ela conta que chegou às 8h30 e a unidade já estava lotada. Com a ficha de número 182 por volta das 10h30 ela ainda não havia sido vacinada. “Sempre venho do primeiro dia e é a primeira vez que está cheio assim. Desde que comecei a me vacinar, nunca mais tive uma tosse”, contou a senhora enquanto esperava para receber a vacina.
Na Unidade Jerônimo Coelho, o pequeno Samuel Barcia de Bairros, de sete anos, foi acompanhado da mãe e da receita médica para receber a vacina, já que ele tem asma. “Nem doeu, só senti como uma formiguinha caminhando”, contou após receber a vacina. Na unidade o movimento foi maior no início do dia, mas pela metade da manhã a número de pessoas já era menor. No Cais da Petrópolis, algumas pessoas tiveram de esperar mais de duas horas e meia na fila para conseguirem se vacinar. A senhora Vicentina de Césaro, 63 anos, conta que nesse ano preferiu se vacinar logo nos primeiros dias.
O movimento também era intenso, na manhã de ontem, na unidade Centro de Saúde (antigo Postão) e no Cais São Cristóvão. Por volta das 11h30 da manhã de ontem as filas eram grandes nos dois locais. Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, “antes do primeiro frio, Passo Fundo estará bem protegida, com quase metade da meta já atingida. Mantendo este ritmo, chegaremos na sexta feira com 40.000 vacinados”, disse.
Os locais que terão a vacina estão divididos por região:
Boqueirão: unidades Adolfo Groth, CAIC, Jaboticabal, Jerônimo Coelho, Adriana Lírio, Nenê Graeff, Santa Marta/Donária e Jardim América;
Vera Cruz: CAIS Hípica e unidades Primeiro Centenário, Hípica, Valinhos e Zachia;
São Cristóvão: CAIS Fragomeni e unidades Mattos, Planaltina, Ricci, São Cristóvão II, Ivo Ferreira/Bom Jesus e Vila Nova/SantaMaria e CAIS da Vila Luíza;
Petrópolis: CAIS Petrópolis e unidades São José e São Luiz Gonzaga.
Centro: Centro de Saúde (antigo Postão), Ambulatório de Especialidades e Ambulatório Adirbal Corralo.
População alvo
A população alvo da campanha segue sendo as pessoas com mais de 60 anos, as crianças de seis meses até cinco anos incompletos (até 4 anos 11 meses e 29 dias), os doentes crônicos, os trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Como o Ministério da Saúde envia doses somente para este grupo, apenas após o encerramento da campanha será permitido que o município vacine a todos os interessados.