Prefeitura entrega premiação aos vencedores do Funcultura

Com mais de 50 projetos habilitados e oito vencedores, a premiação da segunda edição do Prêmio Funcultura, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com mais de 50 projetos habilitados e oito vencedores, a premiação da segunda edição do Prêmio Funcultura, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, não poderia começar diferente: no Teatro Municipal Múcio de Castro, o palco iluminado e os acordes da boa música deram as boas-vindas a todos que representam as mais diversas áreas culturais e contribuem para uma cidade mais humana.

Após a apresentação do músico Giancarlo Camargo, um dos premiados da noite dessa segunda-feira (18), iniciou a solenidade. Com a criação do Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura), o governo municipal instituiu o prêmio, que fomenta e valoriza a cultura através do financiamento de projetos culturais no município. Cada projeto recebe R$ 10 mil, em um total de R$ 80 mil para a realização das ações propostas.

De acordo com o prefeito Luciano Azevedo, a cultura é fundamental para a construção de uma cidade voltada para as pessoas. Estamos na segunda edição deste prêmio e temos a certeza de que o investimento traz um novo cenário a nossa Passo Fundo. É dar voz aquilo que nos engrandece como seres humanos, ao que nos toca e nos sensibiliza frente ao mundo. Que a cultura de Passo Fundo tenha muito a receber, ressaltou Luciano, que também lembra dos inúmeros incentivos que o Poder Público tem disponibilizado para a área.

Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o Funcultura se consolida nesta segunda edição como um apoio fundamental ao setor cultural. São 16 prêmios já entregues em duas edições, com atividades em vários setores culturais, alguns nunca antes incentivados, destacou ele.

Os critérios para a seleção dos vencedores foram: a excelência artística do projeto; a qualificação dos profissionais envolvidos; a estratégia de comunicação; a divulgação e a formação de público; a viabilidade prática do projeto; o planejamento e o cronograma de execução do projeto; a conformidade com os objetivos do edital; e, ainda, a relevância cultural. A triagem de caráter eliminatório dos projetos contou com uma comissão de avaliação composta por integrantes escolhidos entre a sociedade e o Poder Público.

Ao representar os colegas premiados, o músico Claudio Wagner destaca como Passo Fundo é uma cidade que permite o crescimento e o desenvolvimento de seus cidadãos. É fabuloso fazer o que gostamos da vida, pois a arte é um meio de prevenção de problemas mentais, ela promove a saúde mental ao atingir milhares de pessoas. Quando a Prefeitura consegue colocar isso em prática, se multiplica, e essa marca da cultura não será esquecida por ninguém, ponderou.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Edimar Rezende, destaca o crescimento e a afirmação do artista. É gratificante ver o esforço da classe artística, que através do Funcultura, consegue acessar recursos públicos via edital. Isso mostra como estamos mobilizados e qualificados, com um trabalho cada vez mais profissional. O papel do Conselho é auxiliar políticas culturais e o Fundo é fruto disso, incentivar pessoas que vivem da sua arte, disse.

Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo teve o primeiro passo através do projeto de lei de autoria do então vereador Juliano Roso, que foi vice-prefeito de Passo Fundo ao lado do prefeito Luciano Azevedo. Em 2014, Luciano sancionou o projeto do Funcultura, criando a lei nº 4.676.

2ª edição do Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo
Funcultura

Área 1: produção de vídeos, filmes e outras formas de reprodução fonovideográficas de caráter cultural tais como: clipes, curtas-metragens, documentários, etc.
ALINE LOWE CLUB BAND
Aline Lowe
O projeto pretende promover e divulgar a música da artista passo-fundense Aline Love para o público nacional e internacional. O objetivo é contribuir com geração de oportunidades no mercado cultural e expressões artísticas, além de colaborar com o crescimento profissional e artístico dos artistas envolvidos no projeto.

LIBERDADE
Cezar Alexandre Cordeiro
O projeto Liberdade é a poderosa mistura da boa rima, letras impactantes e arranjo de excelente qualidade. O objetivo é lançar o disco que apresentará faixas que conscientizam as pessoas contra as drogas.

Área 2: produção e edição de obras relativas às letras, humanidade e artes, tais como: livros, revistas, anuários, bibliografias, etc.
CIRCUITO PONTO DE CINEMA
Universidade de Passo Fundo
O projeto se propõe a desenvolver atividades de fomento à cultura audiovisual e promoção do conhecimento artístico através da criação de um circuito de exibições de obras cinematográficas. O objetivo é permitir a ampliação da cultura e o debate em torno de temas relevantes, bem como realizar gratuitamente e periodicamente exibições de filmes para a comunidade.

CANÇÕES DE TRANSITAR INFÂNCIAS
Daniel Retamoso Palma
O projeto objetiva a composição de um livro ilustrado e CD, ambos voltados para crianças. O objetivo das doze canções que serão gravadas é tratar de temas como: regras de trânsito, cidadania, direito à cidade e mobilidade urbana.

Área 3: realização de exposições, mostras, festivais, espetáculos de teatro, música ou dança e congêneres, que fomentem diretamente a produção artístico-cultural local.
SEXO, DROGAS E ROCK AND ROLL
Cláudio Joaquim Paiva Wagner
O projeto visa promover pela música e textos um debate sobre a prevenção do uso de substâncias psicoativas. O objetivo é incentivar desenvolvimento de uma sexualidade saudável e dialogar  com o público-alvo, por meio de shows nas escolas selecionadas.

DEVANEIOS
Giancarlo Rotta De Camargo
O projeto tem a intenção de aproximar os alunos da Rede Municipal de Ensino e a população de Passo Fundo da produção musical da cidade. O objetivo é realizar shows em escolas municipais e no Teatro Municipal Múcio de Castro, além da produção de um CD com poesias e musicalidade inspiradas nas raízes culturais do Rio Grande do Sul.

Área 4: execução de programas, projetos, pesquisas, promoções, eventos e concursos que visem fomentar e estimular a produção artística e cultural em Passo Fundo.
DUO CORDAS QUE CHORAM
Rafael Terres Da Silva
O projeto quer promover a música brasileira instrumental nas escolas públicas do município. O objetivo é incentivar o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-cultural e seu contexto histórico. Ainda, a ação conta com quinze apresentações didáticas com ênfase na música brasileira.

PROJETO MUSEU MÓVEL
Museu De Artes Visuais Ruth Schneider
O projeto propõe ações educativas integradas para aproximar os museus da comunidade escolar. O objetivo é ampliar a acessibilidade ao acervo dos museus e contar com pequenas exposições nas escolas participantes e oficinas sobre Patrimônio Material e Imaterial e Fotografia.

Gostou? Compartilhe