Um projeto dedicado aos idosos

Uma parceria entre Brigada Militar e Prefeitura, lançou um programa que deve instruir a terceira idade, com dicas de segurança

Por
· 2 min de leitura
Os 49 grupos de convivência de idosos estão incluídos no projetoOs 49 grupos de convivência de idosos estão incluídos no projeto
Os 49 grupos de convivência de idosos estão incluídos no projeto
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Preocupada com a vulnerabilidade do idoso em relação à criminalidade, a Brigada Militar criou um novo programa para ser desenvolvido no município. O “Projeto Vida Com Segurança” deve levar até a terceira idade, alvo principal de estelionatários e, muitas vezes, assaltantes, dicas sobre prevenção de crimes e segurança pessoal. O projeto é uma parceria entre o 3°RPMon e a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai/Dati). O lançamento ocorreu na tarde de ontem (18), com o grupo de terceira idade do bairro São Cristóvão.
De acordo com o tenente Daisson de Andrade, que coordena os Núcleos de Policiamento Comunitário, a ideia surgiu de uma preocupação da polícia, baseada no número de delitos envolvendo idosos. “Na semana passada, inclusive, atendemos o caso de uma senhora que guardava uma grande quantia de dinheiro em casa, o que é atraente para o assaltante. Sem mencionar os golpes de estelionato aplicados”, esclarece.
Os 49 grupos de convivência que existem, não só na cidade, mas nas comunidades do interior, serão visitados. “É um serviço itinerante, de informação, que deve ocorrer durante todo o ano. São dicas de como se portar na rua, como agir em bancos e cuidados em casa”, esclarece. A chefe de coordenadoria da Comai, Silvana Schineider, complementa: “É um projeto excelente para o idoso, que é mais frágil e mais atencioso como as pessoas. São os mais visados pelos delinquentes, que se aproveitam”, salienta.
Dona Alcinda da Silva Oliveira, 61 anos, avaliou de forma positiva o novo projeto: “Eu achei maravilhoso, porque, nas atuais circunstâncias, toda informação é sempre bem-vinda. A gente fica negligente com nossa segurança, por acreditar que nessa idade ninguém vai nos abordar, mas é o contrário”, menciona.
A frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública, o coronel João Darci Gonçalves da Rosa, avalia como importante o trabalho realizado pela BM. “Os policiais militares já têm toda preparação preventiva nas questões de criminalidade e devem instruir os envolvidos, para que os grupos estejam cientes da atuação dos profissionais do crime”, diz.
Presente no lançamento, o vereador licenciado, Wilson Lill, lembrou sobre o compromisso municipal, em cuidar da cidade e das pessoas. “Eu fico muito feliz por essa ‘fatia’ especial da população, que é a terceira idade, receber merecida atenção”, diz.
O comandante do CRPO-Planalto, coronel Fernando Carlos Bicca, também presente, destacou a importância em alertar esses grupos de mais idade, especialmente sobre os golpes. “Há cuidados especiais que devemos ter com nossa segurança, em especial, quando os grupos são mais vulneráveis. Por exemplo, não confiar em qualquer pessoa na rua, ou acreditar em qualquer ligação telefônica, pois, podem ser golpes do bilhete ou do sequestro, por exemplo”, conclui.

Gostou? Compartilhe