Bicicletas compartilhadas: projeção de 20 mil deslocamentos por mês

A ação faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prestes a entrar em funcionamento, o sistema de compartilhamento de bicicletas de Passo Fundo poderá possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês no município. Cada bicicleta será utilizada diariamente por muitas pessoas. A ação faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, da Prefeitura de Passo Fundo, que envolve a ciclovia, os bicicletários e outras ações de incentivo ao uso da bicicleta.

Com o sistema, será disponibilizada para a população cadastrada uma rede com 10 estações de bicicletas, cada uma com dez unidades. Os equipamentos poderão ser retirados para utilização em períodos de até duas horas e estarão disponíveis diariamente das 6h às 22h para retirada e 24 horas para devolução. O usuário poderá liberar a bicicleta na estação em que se encontrar e devolver em outra, de forma prática e acessível a todos, apenas digitando o número do CPF e a senha previamente cadastrada.

Conforme a secretária-adjunta de Planejamento, Karine Battisti, a estimativa é que possa ser feita uma média de sete deslocamentos por dia, por bicicleta. Como serão 100 bicicletas disponíveis, isso representaria mais de 20 mil deslocamentos em um mês. Karine lembrou que o uso da bicicleta é uma tendência mundial, auxiliando na redução de congestionamentos e da poluição e contribuindo para uma vida mais saudável.

O serviço de compartilhamento de bicicletas, que deve iniciar em Passo Fundo durante o mês de maio, proporcionará maior facilidade para as pessoas realizarem pequenos percursos de trabalho ou lazer, beneficiando a mobilidade urbana. O cadastramento poderá ser feito via internet e de forma presencial (em endereço a ser divulgado).

Os locais das estações de bicicletas compartilhadas são os seguintes: Av. Brasil próximo à Rua Cel. Miranda (Boqueirão); Av. Brasil próximo à Rua Capitão Araújo; Rua Moacir da Motta Fortes, na Vera Cruz; Av. Brasil com Rua Sete de Setembro; Av. Presidente Vargas, próximo à Rua Prestes Guimarães; Av. Presidente Vargas, próximo à Rua Scarpeline Guezzi; Rua Morom, imediações da Praça Tochetto; Novo Parque da Gare, Praça Tochetto e Av.Brasil com Diogo de Oliveira.

Gostou? Compartilhe