OPINIÃO

Coluna Zulmara - 20/042016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Visão externa

 “Brasil tem dois meio presidentes e deputados de braços cruzados” O título é do El País, edição online. A informação que se segue é a mais pura e crua verdade: “Não se vota nada de relevante na Câmara dos Deputados até que o Senado resolva o destino da presidenta Dilma Rousseff, avisou nesta segunda-feira o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para Cunha, que conduziu implacavelmente o processo de impeachment até a aprovação na Câmara no domingo, será difícil aprovar qualquer matéria por lá — existem três medidas provisórias trancando a pauta —, porque, para ele, a Câmara deixou de reconhecer o Governo no domingo. É de se esperar que o afastamento de Dilma, com a recepção do processo pelo Senado, restabeleça o elo da Câmara com o Governo, mas o de Michel Temer. Essa pode se revelar, contudo, uma projeção otimista para um país politicamente paralisado.” Alguém está pensando no país?

 

E então...

“Em decisão lida no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19), o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), estabelece duras limitações às investigações de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética da Casa e, na prática, dá um passo decisivo para uma "pizza" no colegiado. Na votação do impeachment de Dilma Rousseff, Maranhão afirmou que mantinha a lealdade ao presidente da Câmara. Foi dele a decisão de anular o primeiro relatório do Conselho contrário a Cunha.” (Matéria Folha de São Paulo). O presentinho veio bem rápido. Que beleza! Eis o Brasil de Deus e da família.

Licença ambiental

O governador José Ivo Sartori estará em Passo Fundo na sexta-feira. Vem para entregar pessoalmente a licença ambiental que permitirá os próximos passos da obra de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. O ato está previsto para às 8h30. O licenciamento ambiental é fundamental para iniciar o processo de licitação. 

Aviso

O Senador Lasier Martins já avisou que vai contrariar a posição do PDT no Senado. Se o partido fechar questão contra o impeachment, como fez na Câmara, vai votar favoravelmente. Não tem medo de expulsão.

Cenário

Enquanto estamos antenados em Brasília, o cenário político local caminha rumo a definições. Por conta desta efervescência nacional, os alinhamentos estão reservados longe de especulações. 

Gostou? Compartilhe