Aula magna
Uma reflexão sobre “Problemas da prestação jurisdicional” marcará o início do primeiro semestre de 2016 para a Faculdade de Direito UPF que, na noite de 17 de maio, receberá o jurista Ruy Rosado de Aguiar Júnior, que ministrará a Aula Magna em comemoração aos 60 anos da Faculdade de Direito. O convidado é Ministro do Superior Tribunal de Justiça e vem de Porto Alegre especialmente para essa atividade. A Faculdade de Direito iniciou as suas atividades na educação jurídica em 1956 e, desde então, já formou mais de 7,3 mil profissionais e é uma das principais instituições de ensino jurídico do Brasil.
Timbre de Galo
Com o espetáculo A Viagem de Um Barquinho, o Grupo de Teatro Timbre de Galo é a atração da 2ª FLIS – Festa Literária de Seberi, nesta quarta-feira (20). Serão duas apresentações durante o dia, uma às 09h e outra às 14h. A peça conta a história de um menino que, com a ajuda de uma lavadeira, parte em busca de seu barquinho de papel, que resolveu conhecer o mar e se deixou levar por um rio de pano. Pelo caminho, eles encontram personagens fantásticos, sempre dispostos a trazer indagações essenciais à formação de uma visão de liberdade e respeito a individualidade, abordadas através da poesia lúdica e universal de Sylvia Ortof. O elenco conta com os atores Edimar Rezende, Elenice Deon, Mara Cavalheiro, Rodrigo Vilanova, Aníbal Dickel, com o músico, Renato Ferreira, e o técnico de som, Sérgio Nickel da Costa.
Cursos em Marau
Os estudantes da rede pública de Marau agora têm mais chances de acesso ao ensino superior: por meio de convênio, a Prefeitura do Município inaugurou uma turma com 50 alunos do 3º ano da rede pública em um curso pré-vestibular da cidade. Serão três encontros semanais, sempre à noite, durante um semestre. “Não queremos apenas facilitar o acesso dos jovens às universidades, mas também reforçar o ensino de fato, contribuindo para o aumento da média das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do desempenho individual”, avalia o prefeito Josué Longo (PP).
Pós-Graduação Profissional em Educação I
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) publicou o novo edital para processo seletivo no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), curso de Mestrado, ofertado no Campus Erechim. Neste processo seletivo são ofertadas 20 vagas, para ingresso no segundo semestre de 2016, distribuídas em duas linhas de pesquisa: pesquisa em processos pedagógicos, políticas e gestão educacional e pesquisa em educação não-formal - práticas político-sociais. Podem concorrer candidatos que concluíram curso superior de Graduação – Licenciatura, ou que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso até o ato da matrícula.
Pós-Graduação Profissional em Educação II
O processo seletivo constará de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa será a aplicação de prova escrita, marcada para o dia 6 de junho. A segunda etapa será composta de arguição sobre o pré-projeto de pesquisa e sobre o currículo, e ocorrerá de 27 a 29 de junho. A relação de documentos necessários para a inscrição está disponível no Edital nº 339/UFFS/2016, que pode ser acessado no site da Instituição. As inscrições podem ser realizadas de 20 de abril a 20 de maio, pelo Correio.
Cantata Natalina I
Mesmo que alguns meses já tenham passado desde que os tons verde e vermelho, tão característicos do Natal, tenham sido vistos com maior frequência pelas cidade, a tarde de segunda-feira, 18, foi envolta pela emoção tão peculiar à data. Nela, ocorreu a primeira das cerimônias de entrega das doações feitas em 2015 pela comunidade passo-fundense à Ação Social da Cantata Natalina. Na ocasião, o Ginásio de Esportes do Bairro José Alexandre Záchia foi o local onde a generosidade daqueles que trocaram materiais escolares por camisetas do evento evangelizador encontrou-se com a gratidão de mais de 300 estudantes da Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho.
Cantata Natalina II
Matriculados do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental, eles foram presenteados com os kits natalinos compostos por livro de literatura infantil, cadernos, borracha, lápis grafite, giz de cera, tinta guache, massinha de modelar, estojo escolar e doces. Nas oito edições anteriores da Ação Social da Cantata Natalina, estima-se que, pelo menos, 33 mil pessoas tenham sido beneficiadas pelos mantimentos e kits natalinos doados pelos cidadãos.