Dias consecutivos de calor intenso não eram registrados desde a década de 1980 em Passo Fundo. Nos últimos dias, as temperaturas máximas têm alcançado 30ºC e 31ºC. Nos próximos dias, a chuva deve amenizar um pouco este calor. Ontem, a temperatura máxima foi de 30ºC e a estação de meteorologia da Embrapa registrou ventos de 76 Km/h. O feriado de Tiradentes, na quinta-feira, 21 de abril, deverá registrar chuva no decorrer do dia. A estimativa é que a média histórica de precipitação neste mês seja ultrapassada, como ocorreu nos meses anteriores.
Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, o mês de abril está sendo de calor intenso. “Estamos em torno de cinco graus acima da média na temperatura de 24 horas. Não fazia calor intenso desta forma desde 1980. As temperaturas máximas têm ficado acima dos 30 graus. Isso é atípico para o início do mês de abril. Em 2007, já registramos temperaturas de 33 graus, mas não tivemos dias consecutivos de calor assim”, destacou Sampaio.
A previsão para esta quarta-feira (20), é de céu nublado a encoberto com possibilidade de chuva. A temperatura mínima é de 20ºC e a máxima é de 31ºC. Na quinta-feira (21), o feriado também será de céu nublado a encoberto com chuva no decorrer do período. As temperaturas caem um pouco e devem ficar entre os 18ºC e 28ºC.
A sexta-feira (22) será instável com pancadas de chuva e trovoadas. Há risco de temporal na região Norte. A temperatura mínima prevista é de 16ºC e a máxima de 25ºC. Para o sábado (23), a previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e temperaturas entre os 16ºC e os 28ºC. O domingo (24) seguirá nublado com possibilidade de chuva. As temperaturas deverão ser as mesmas do dia anterior.
A média histórica para o mês de abril é de 100 milímetros e até o momento já choveu 93 milímetros. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, essa média deverá ser ultrapassada. “Na próxima semana teremos dias intercalados de chuva e, provavelmente, terminaremos o mês acima da média. Será o quarto mês consecutivo que chove acima do esperado. Isso acontece devido a atuação do El Niño, que permanecerá em maio”, revelou Sampaio.
Previsão é de chuva no feriado de Tiradentes
· 1 min de leitura