OPINIÃO

Coluna Zulmara - 21/04/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Marcando posição
Uma comitiva de Passo Fundo que atuam em defesa das obras de duplicação da BR 285, entre Passo Fundo e Carazinho e do asfaltamento da Transbrasiliana , trecho entre Passo Fundo e Erechim, esteve na Superintendência do DNIT em Porto Alegre, na quarta-feira. O objetivo foi marcar posição junto ao órgão e mostrar a capacidade de mobilização em torno das duas obras, tão necessárias para a economia regional. Participaram o presidente da comissão Pedro Daneli (PPS), os vereadores Eduardo Peliciolli (PR) e Isamar Oliveira (PT), e o coordenador do Comitê Pró-Conclusão das obras, reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, além da presidente do Corede Produção, Munira Awad, e o prefeito de Três Arroios, Lírio Antônio Zarichta. Os engenheiros do DNIT, Hiratan Pinheiro Silva e Terezinha Barth informaram sobre os trâmites legais para realização das obras, destacando que o órgão acompanha a situação das duas situações.

Abaixo assinado
O abaixo assinado que reúne apoio popular para as duas reivindicações segue com coleta de assinaturas em toda a região. O objetivo é reunir o máximo de assinaturas antes de levar o documento para Brasília.

Importância dos protocolos
Em 2009, Passo Fundo foi o epicentro da gripe A H1N1 no país. Mais de 50 pessoas morreram no município em razão da gripe. Na época foi determinante a atuação do médico Júlio Stobe e toda a equipe da emergência do Hospital São Vicente de Paulo, que estabeleceram um novo protocolo no atendimento. Os pacientes com suspeita de gripe recebiam imediatamente a aplicação do Tamiflu, evitando que o agravamento do quadro. Pois este protocolo segue até hoje e foi o que evitou um agravamento do quadro no Presídio Regional. Outra situação importante é que em 2010 foram vacinadas 100 mil pessoas no município, metade da população. Fatores importantíssimos para controlar a doença.

Regional
Delegado Adroaldo Schenkel assume oficialmente a Regional de Passo Fundo. A posse está marcada para o dia 27, às 9h, no salão de atos da Faculdade de Direito. Ao se tornar o titular da Regional ele passa a ser o substituto na Defrec, até que um novo delegado assuma a titularidade.

Rapidinhas
# Renan Calheiros critica Eduardo Cunha por paralisar a Câmara dos Deputados.
# Dilma Rousseff vai aproveitar viagem aos Estados Unidos para denunciar o que considera tentativa de golpe.
# Vergonha alheia: Bela, recatada e do lar.
# Alguém pensando no Brasil?

Gostou? Compartilhe