OPINIÃO

Conheça o vilão da saúde!

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando a ingestão de sal é excessiva, os riscos à saúde se multiplicam. Matéria de fundamental importância a respeito do sal foi divulgada na edição da revista VEJA no dia 02.06.2010. As recomendações médicas a respeito da redução do sal tornam-se cada vez mais rigorosas. As novas quantidades de consumo de sal recomendadas tem por objetivo controlar um dos mais perigosos males da modernidade: a hipertensão.

Não estamos querendo dizer que o sal deva ser banido da alimentação. Muito pelo contrário, o sal é um mineral que atribui o maior numero de funções no organismo. O que queremos propor e recomendar é que a ingestão diária de sal não suplante a 5gr.

Esta é a nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, nefrologia e hipertensão.

Na medida em que você diminua o consumo de sal diário, nessa mesma proporção aumentam os benefícios à saúde. É nosso dever alertar os leitores sobre o consumo de alimentos com conservantes.

O sal é o principal conservante de alimentos. Quanto mais longa for a validade dos alimentos, maior a quantidade de sal existente. Por isso, para se ter uma idéia mais clara e objetiva vou relacionar alguns alimentos ricos em sal e por conseqüência prejudiciais à saúde, mormente quando ingeridos em excesso e com habitualidade: se ingerirmos, num dia só, 4 salsichas, já esgotamos a necessidade que o organismo tem para aquele dia (5gr); ou, 1 caldo de tempero em cubo; ou, 1 prato de sopa pronta; ou, 3 fatias de pizza pronta; ou 1 pacote de macarrão instantâneo; ou, ainda, 5 unidades de pão de queijo.

Por isso, quero tomar a liberdade de sugerir um cardápio diário que se aproxime do ideal.
No café da manhã: 1 ou 2 fatias de pão integral com manteiga sem sal,1 copo de leite desnatado, 1 porção de mamão, 1 banana, cereais, 1 ovo cozido ou mexido e uma xícara pequena de café.

Para o lanche da manhã recomendamos o consumo de frutas.

No almoço: saladas com cinco cores e legumes regados ao azeite extra-virgem de boa qualidade, feijão com arroz integral, carnes magras ( preferencialmente brancas).

O lanche da tarde pode ser realizado com sucos naturais (laranja, uva, abacaxi, manga, limão, folhas de couve com melão, etc.), frutas, pão integral ou uma barra de cereal.

No jantar: legumes refogados, peixe ou peito de frango grelhados, arroz ou 1 porção de purê de batata.

Lanche da noite: 1 copo de leite desnatado, 1 fatia de mamão e uma pequena porção de linhaça dourada moída).
Nesse elenco de alimentos mencionados, não se pode exceder a 5 grs. de sal no dia.

Aliás, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o baixo consumo de sódio. A pessoa que se enquadra nessa dieta estará reduzindo de forma substancial os riscos de infarto, derrame e exarcebada hipertensão arterial.
Além da melhor qualidade de vida estará aumentando, seguramente, sua longevidade.

Gostou? Compartilhe