Capaz de fundamentar a vida no planeta, o solo é base para produção de alimentos, fibras e energias. É, ainda, sustento de cidades, de infraestrutura de transportes e, também, fonte de matérias-primas e biodiversidade. Comemorado em abril, o Dia da Conservação do Solo foi a motivação para a segunda atividade do Projeto Água em Foco, desenvolvido pelo Comitê Rio Passo Fundo com as duas turmas de sexto ano do Colégio salvatoriano Bom Conselho: na última quarta-feira, os alunos de 11 e 12 anos experimentaram a sensação de colocar as mãos na terra para diferenciar os diferentes tipos de solo que existem e suas funções no meio ambiente.
Ministrada em parceria com o a Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo, através da mestranda Luana Dalacorte e da graduanda Glaucia Cantoni, a oficina envolveu, através de experimentos práticos e exposição de amostragens de solo, explicações sobre importância e funções do solo e, ainda, onde encontrar cada tipo apresentado aos alunos. Depois da atividade, os alunos foram desafiados a elaborar um desenho que remonte à atividade e que, também, aponte lugares onde o solo está presente e desempenha alguma função. A produção fará parte do livro que será lançado no fim do ano.
Projeto Água em Foco
O projeto Água em foco: em busca da preservação dos recursos hídricos, uma parceria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo com Colégio Salvatoriano Bom Conselho, está em sua segunda edição e teve início em março deste ano. Com o objetivo de promover o debate ambiental dentro da escola e formar alunos capazes de identificar o meio ambiente como algo a ser mantido e preservado, o projeto segue com atividades mensais até o mês de julho. Ao fim de cada atividade, os alunos das duas turmas de sétimos anos são desafiados a produzir, em sala de aula, poemas, desenhos ou redações que, ao fim do projeto, serão reunidos em um livro que será apresentado à comunidade até o fim do ano.