O VII Seminário de Monitoramento da Educação, desenvolvido pela Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, contou com expressiva participação dos municípios que compõem a área de abrangência da Regional. Participaram do encontro, que aconteceu entre 14 e 19 de abril, mais de 140 municípios, divididos em quatro grupos. Cada um teve um dia de atividades, oportunidade em que foram discutidas e planejadas diversas metas relacionadas à educação, como oferecimento de vagas e transporte público escolar na educação infantil, combate à infrequência e ao abandono escolar, e disponibilização de cursos de formação continuada para profissionais da educação. Também foi debatida a estruturação dos Conselhos Municipais de Educação e a implantação e efetivação da educação inclusiva nos Municípios da região.
O evento foi coordenado pela Promotora Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze Cirne, com o suporte técnico das Assistentes Sociais Silvana Dóris Perin e Silvia Tejadas, do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público. As ações debatidas durante o seminário dizem respeito a importantes problemáticas que afetam a educação pública de um modo geral, possibilitando, através do evento, um monitoramento por parte do Ministério Público das medidas adotadas pelas gestões municipais para sanar tais inconformidades.
A Promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne destaca que “os trabalhos foram extremamente exitosos, o que demonstra que esta parceria do Ministério Público com os Municípios, sobretudo quando os administradores são realmente comprometidos com a educação, pode gerar resultados históricos”.