Rio Passo Fundo: mais de 450 toneladas de resíduos removidos

Trabalho de monitoramento e limpeza é realizado há cerca de dois anos no Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio

Por
· 1 min de leitura
Trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo é feito desde março de 2014Trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo é feito desde março de 2014
Trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo é feito desde março de 2014
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para evitar que toneladas de lixo fiquem acumuladas em trechos do Rio Passo Fundo, como aconteceu há alguns anos, foi implantado no município um trabalho permanente de monitoramento e limpeza do rio. A ação realizada pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também abrange o Arroio Santo Antônio. O serviço é executado pela empresa Via Norte, contratada por processo licitatório. Desde março de 2014, já foram retirados 453 toneladas de resíduos das barreiras de contenção, das margens e dos contêineres instalados em pontos estratégicos ao longo do rio.

O serviço contempla a limpeza quinzenal das três barreiras de contenção instaladas na ponte da Rua Graciosa Preto, ponte da Rua Uruguai e ponte às margens BR 285, a remoção semanal de resíduos dos sete contêineres alocados junto às comunidades ribeirinhas nos bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Centro, Vila Popular e Vila Annes, e duas limpezas por ano das margens do rio. Os resíduos são encaminhados para a central de triagem e transbordo municipal de Passo Fundo.

Nestes dois anos de trabalho permanente, foram removidos 430 toneladas de resíduos dos contêineres, três toneladas de resíduos das barreiras e 20 toneladas de resíduos das margens. “Os resíduos das barreiras de contenção são resíduos que já estavam dentro da calha do rio e das margens. S ão resíduos que estavam muito próximos de, por meio da ação das chuvas, irem para dentro da calha do rio. Já os resíduos dos contêineres são aqueles que foram descartados de forma correta pela comunidade”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi.

De acordo com os relatórios mensais do projeto de recuperação do Rio Passo Fundo, observou-se mudanças positivas com a utilização contínua dos contêineres pela população, a redução de volume de resíduos nas barreiras e a diminuição na quantidade de resíduos retirados de dentro do rio.

 

Confira a reportagem completa na nossa edição impressa de hoje.

Gostou? Compartilhe