Um mês pra ficar na história das temperaturas extremas. Nesta quinta-feira (28), a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet registrou a temperatura mínima mais baixa do ano até agora, de 2,3ºC. Essa é considerada a segunda temperatura mais fria do mês de abril desde a década de 1980. No entanto, o ano de 2016 também teve o abril mais quente dos últimos 36 anos, com temperaturas 5ºC acima da média, onde a máxima alcançou os 32ºC.
Há poucos dias, o assunto era o calor intenso de abril. Dias consecutivos de temperaturas acima dos 30ºC. Os 24 primeiros dias de abril registraram um calor incomum para o mês. Logo em seguida, a onda de calor vai embora e, na terça-feira (26) entra um ar frio de origem polar e as temperaturas entram em declínio acentuado. Na quarta-feira (27), os termômetros marcaram 5ºC e ontem (28) a mínima foi ainda mais baixa. “A quinta-feira registrou 2,3ºC, a segunda temperatura mais baixa dos últimos 36 anos, até então a primeira mais baixa tinha ocorrido no dia 30 de abril de 2008, quando fez 2,1ºC. A previsão de geada só não aconteceu na quinta-feira, devido a nebulosidade. Estava muito úmido para gear”, revelou o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.
Mas ainda há previsão de formação de geada de fraca intensidade para sexta-feira e sábado. A sexta-feira (29) deverá ser de céu claro a parcialmente nublado, com temperatura mínima de 4ºC e máxima de 16ºC. Já no sábado(30) as temperaturas devem ficar entre os 5ºC e 18ºC.
No domingo (01), haverá a elevação gradativa das temperaturas e permanecerão entre os 8ºC e 22ºC. O dia será de céu parcialmente nublado a nublado. Já a segunda-feira (02), será semelhante ao clima do domingo, e a temperatura mínima prevista é de 10ºC e a máxima de 22ºC.
A estimativa para os próximos dias é o veranico de maio. “O mês de maio deve começar com temperaturas típicas do veranico de maio e a chuva deve ser fraca nos primeiros dias do mês”, disse Sampaio.
Chuva acima da média em abril
A média histórica de chuva do mês de abril é de 100 milímetros, é a menor média dos meses do ano. Até quinta-feira (28) choveu 189 milímetros, o que representa 89% acima da média. Nestes quatro primeiros meses de 2016, foram registrados 810 milímetros de chuva, ou seja, 45% da média história para todo o ano, que é de 1.803 milímetros.