O frio intenso que começou na terça-feira já fez sua primeira vítima. Alessandro de Brito Soares, de 32 anos, foi encontrado morto na Praça Marechal Floriano, em Passo Fundo, na madrugada de quarta-feira (27). O homem era morador de rua e o corpo foi encontrado por volta da 1h, pelos vigilantes da praça, que acionaram o Samu e a Brigada Militar. O corpo foi recolhido por peritos do Instituto Médico Legal para necropsia, que apontará as causas da morte. Quando chegou ao local, o Samu constatou que Alessandro já estava sem sinais vitais. Segundo informações da Brigada Militar, não havia sinais de violência. O homem estava com as roupas molhadas e a suspeita é que a morte tenha ocorrido em decorrência do frio. Na quarta-feira, as temperaturas mínimas chegaram a 5ºC, mas a sensação térmica foi ainda mais gelada, e chegou a 3ºC, conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Alessandro era natural de Passo Fundo e estava em situação de rua há algum tempo e chegou a receber o atendimento oferecido pelo município. “Ele teve várias passagens pelo albergue, órgãos de saúde, inclusive no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), e internação junto ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. No entanto, os órgãos possuem algumas condições para permanência, como o não uso de álcool e drogas e, muitas vezes, estas pessoas são usuárias destas substâncias e preferem ficar na rua em vez de ficar em um lugar seguro e adequado”, revelou o secretário da Semcas, Roger Teixeira Borges.
Centro Pop, abordagem social e albergue
As equipes de abordagem da Semcas são responsáveis por realizar o controle da população vulnerável. Entre estas pessoas estão as que se encontram em situação de rua. Conforme o secretário da Semcas, esse trabalho funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana. Durante o dia, essas pessoas abordadas, quando aceitam, são encaminhadas ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), inaugurado em 2015, e que abriga um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua. “No Centro Pop, as pessoas em situação de rua recebem atendimento de higiene pessoal, alimentação, vestuário e atendimento psicológico e tentamos fazer as buscas das famílias. Tentamos ressocializar estas pessoas e reconstruir estes laços familiares”, explicou Borges.
Já as pessoas que dormem na rua e são abordadas durante à noite, são direcionadas ao Albergue Municipal. O secretário salienta que estas pessoas acabam na rua por diversos motivos, como o rompimento ou fragilização de vínculos familiares, uso de substâncias psicoativas, prática de mendicância, dentre outras. “A maioria destas pessoas tem problema de relacionamento familiar e, como não tem pra onde ir, acabam saindo de casa e ficam vulneráveis e em situação de rua. Entre os principais motivos para estes conflitos familiares estão o álcool e as drogas”, explica Borges.
Encontrar os moradores de rua é um dos principais desafios do trabalho da equipe de abordagem. “Às vezes, é difícil localizar e visualizar estas pessoas, que buscam lugares quentes, que, muitas vezes, são escondidos e escuros”, observou o secretário da Semcas. A população também pode colaborar com as equipes de abordagem informando estas situações de risco através do telefone (54) 9193-9597. O Albergue está localizado na rua Uruguai, 266, fundos da Prefeitura de Passo Fundo, e o telefone é (54) 3314-6180. Já o Centro Pop fica na rua Moron, 2649, no bairro Boqueirão, e o contato é (54) 3314-5278.
Aumenta procura no Albergue
O Albergue Municipal, mantido pela Prefeitura de Passo Fundo, já registra aumento pela procura devido a chegada do frio. A noite de terça-feira (26), comparada com a anterior, teve um aumento de 20%. O local abrigou 18 pessoas nesse dia. A tendência é de que esse número aumente a medida que baixem as temperaturas. A capacidade do Albergue é para 32 pessoas e os hóspedes recebem café da manhã, almoço, jantar e condições para higiene.
Doações de agasalhos
A Central de Distribuição de Roupas da Semcas, que atualmente funciona no antigo Quartel do Exército, está sendo transferida para um novo local, atrás da Biblioteca Municipal, na rua Moron. A partir da próxima semana, ela já deve estar funcionando nesse local. A Semcas também receberá doações de agasalhos para este inverno no novo endereço. O público-alvo são as pessoas em vulnerabilidade social, que para receber roupas, devem apenas fazer um cadastro na Semcas, localizada na rua Moron, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).