Tem de tudo para todos os gostos

PRISMA: Estação Cultural da Gare, espaço direcionado a quem curte leitura do impresso ao digital, literatura, artes, games.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quatro motivações principais respaldam o nome PRISMA: Estação Cultural da Gare: o nome PRISMA remete à semelhança da estrutura física do prédio ao sólido geométrico de mesmo nome; Estação se refere ao antigo espaço da Estação Ferroviária de Passo Fundo, responsável, durante várias décadas do século passado, pela circulação de pessoas para destinos os mais diversos, demonstrando a importância do transporte ferroviário e a manutenção da memória; Cultural por destinar-se ao cultivo da literatura, das artes, das manifestações da cultura mediadas pela tecnologia; e Gare por lembrar a finalidade desse importante espaço de embarque e desembarque da estrada de ferro para a população.

Nessa perspectiva, será possível, no complexo Parque da Gare, a realização de múltiplas atividades, com destaque ao uso de ferramentas digitais que, sem dúvida, promovem a leitura em sentido amplo, vivenciada na interação com as telas dos diferentes suportes (televisão, computadores, tablets), observados interesses e necessidades da população em geral.

O prédio possui dois andares, cujos espaços serão discriminados a seguir.

Andar inferior

Computadores serão disponibilizados para a prática intergeracional de games, promovendo o desenvolvimento cognitivo dos usuários, sensibilizando-os também para a circulação entre linguagens artísticas e culturais.

Um espaço de estar, aconchegante e confortável, será oferecido a distintos grupos sociais – famílias, amigos, estudantes – interessados em ler, compartilhar leituras, discutir, jogar, bater papo, apreciar arte.

Quatro cabines serão montadas para propiciar vivências individuais com a contação de histórias, mangás/histórias em quadrinhos, realidade virtual e selfies, estimulando a prática de leitura em diferentes suportes e linguagens.

Tela ampliada de TV será utilizada não apenas durante a realização de games, mas também para veicular filmes, documentários, seriados, vídeos clips, conforme programação específica.

Andar superior

Nesse andar está previsto um acervo impresso para crianças, ao lado de brinquedos educativos e jogos, e a conexão com essas atividades lúdicas e literárias em meio digital.

Há espaço para leituras individuais de periódicos (jornais, revistas, histórias em quadrinhos e mangás) e livros literários.

Computadores e tablets compõem o espaço digital, disponibilizado a crianças, jovens e adultos, entendidos como leitores contemporâneos.

Acervos múltiplos poderão ser utilizados – Cds, DVDs, audiolivros e livros em braile – ao lado da possibilidade de deslocamento de livros impressos e infraestrutura para a realização de piqueniques literários no âmbito do parque.

Monitores de televisão serão disponibilizados para a veiculação de variadas programações concomitantes.

Horário de funcionamento

Está previsto o funcionamento desse espaço de terça a sábado, das 8h às 19h, e domingos e feriados, das 14h às 18h.

Segmentos da administração municipal envolvidos

As atividades do PRISMA: Estação Cultural da Gare serão de responsabilidade do Gabinete do Prefeito Municipal e das Secretarias Municipais de Educação, Cultural, Planejamento e Administração.

Pretende-se, assim, estimular a leitura em diferentes linguagens e suportes, promovendo-a no âmbito das famílias, dos grupos de amigos, dos estudantes e dos demais segmentos sociais. O desenvolvimento da população passa, sem dúvida, pelo potencial da cidade que investe em educação, cultura e tecnologia, com foco na leitura como prática individual, social, escolar, universitária, cultural.

Prisma: Estação Cultural da Gare, centro de leitura e cultura digital, localizado no Parque da Gare, surge pelo empenho da Administração Municipal, portanto, para consolidar Passo Fundo como Capital Nacional e Estadual da Literatura, ampliando os índices de leitura e de desenvolvimento humano da população.

 

Gostou? Compartilhe