Bicicletas compartilhadas para uso gratuito: saiba como se cadastrar

A estimativa é possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês no município

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A poucos dias de entrar em funcionamento, o sistema de compartilhamento de bicicletas de Passo Fundo, que poderá ser utilizado gratuitamente, estará com cadastramento disponível a partir deste sábado. Para atender com praticidade a população, haverá cadastramento especial em cinco pontos da cidade deste sábado (30) até terça-feira (03), das 8h às 17h. Para cada uma das cinco estações escolhidas, uma pessoa estará à disposição para efetivar o cadastro, mediante comprovante de residência e RG e CPF. Tudo é feito de maneira gratuita.

As estações que realizarão o cadastramento nestes dias são: Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Boqueirão Legal); Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame);
Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha); Rua Morom (Praça Marechal Floriano); Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Canteiro Miguel Moretti).

Com este procedimento, a comunidade se torna habilitada a utilizar de forma gratuita o sistema de bicicletas compartilhadas oferecido pela Prefeitura de Passo Fundo. Segundo o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, a ideia é promover um intensivo do cadastramento em cinco das 10 estações de bicicletas compartilhadas. Isso facilitará que as pessoas possam realizar seu cadastro gratuito e, ainda na próxima semana, utilizar o serviço, disse ele. O secretário afirma que o sistema deve entrar em funcionamento até o final da próxima semana, começando com a operação de cinco das 10 estações.

Depois dessa primeira etapa de cadastramento, a comunidade terá à disposição uma Unidade Central de Controle como sede para aderir ao sistema de bicicletas compartilhadas o endereço será divulgado em breve.

Como se cadastrar pela internet
Para os usuários que preferem realizar o cadastro via internet, basta acessar o portal da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br) a partir deste sábado, clicar no ícone referente às bicicletas compartilhadas, na página inicial, e seguir os passos de cadastramento. Para esta modalidade de cadastro é necessário utilizar o cartão de crédito, com custo de R$ 1,00 para ativar o cadastro. Vale ressaltar que o valor simbólico é debitado apenas na hora do cadastro. Assim, o uso das bicicletas continua gratuito.

Como se cadastrar presencialmente
O cadastro nas cinco estações (de 30 de abril a 03 de maio) ou na Unidade Central de Controle (que terá o endereço divulgado nos próximos dias) será feito com comprovante de residência e uma cópia do RG e CPF.

Passo a passo para utilizar o sistema

1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.

2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.

3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.

4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.

A estimativa é possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês no município. A ação faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, da Prefeitura de Passo Fundo, que envolve a ciclovia, os bicicletários e outras ações de incentivo ao uso da bicicleta.

Gostou? Compartilhe