Na frente
Com a certeza de que a presidente Dilma Rousseff será afastada, mesmo que temporariamente, no dia 11 de maio, o vice-presidente Michel Temer se movimenta no sentido de consolidar o futuro ministério, que terá 25 titulares e não 32 como atualmente. Temer abandonou o que havia prometido logo depois da votação na Câmara, de que permaneceria calado e observando o cenário, até que o processo encerrasse. Está se manifestando como nunca e recebendo todos os segmentos para negociar saídas para o Brasil. Com participação quase certa do PSDB no governo, Temer já recebe propostas de várias entidades de classe, especialmente a empresarial. Tem um desafio enorme: mudar o cenário econômico, sem aumentar impostos.
Solução
No entendimento do economista Julcemar Zilli, que esta semana participou do programa Estúdio 4 da UPFTV, um eventual governo de Temer vai melhorar a confiança no país e terá um resultado a médio prático, mas não e durável. Outro economista, Ginez de Campos, complementa: “O país precisa de reformas profundas e estruturais. E isso passa por medidas antipáticas como reduzir a máquina pública, reduzir despesas e aumentar impostos para fazer caixa”. Para Ginez, não há outra fórmula e não terá governo que se sustente se não fizer isso. E aí, quem vai encarar?
Tempo
Por outro lado, o advogado Alcido Roque, que também participou do programa, chama a atenção que, em virtude da necessidade de soluções urgentes, o julgamento da presidente Dilma no período do seu afastamento temporário pode ocorrer bem antes do prazo máximo, que é de 180 dias. Para quem não assistiu ao programa, hoje, sexta-feira, tem reprise às 23h no canal 4 aberto e 14 da Net, na UPTFV. Três pontos de vista que podem contribuir para que você forme sua opinião sobre o momento político.
Violência
Debater a violência em um evento técnico foi uma bela estratégia do 10º Congresso Médico de Passo Fundo, promovido pela Ameplan, que este ano ganhou a primeira edição do Congresso de Prevenção de Violência por uma Cultura de Paz. Dois temas que andam juntos. As ocorrências que fazem vítimas por conta da violência caem nas emergências hospitalares, onde são atendidas pessoas com as mais variadas enfermidades.
Prisma
O que seria uma Biblioteca Conceito na Gare se transforma em um projeto maior: Espaço Cultural Prisma. Desafio para a curadora do espaço, professora Tânia Rösing. O prédio onde seria a da Biblioteca Conceito e agora passa a ser Espaço Cultura Prisma terá mais de 600 metros quadrados em dois níveis e o investimento de R$ 1,2 milhão é oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Beto Albuquerque e recursos do município.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |