Nos últimos dois dias, com a troca de estação e as baixas temperaturas – que tem estado próximas a zero grau – são propícias para ficar até mais tarde na cama, o que poderia reduzir a frequência dos alunos da rede municipal de ensino. Com a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, os estudantes das escolas municipais de Passo Fundo têm desfrutado de salas de aulas quentes, com clima agradável e adequado para estudar.
A ação de climatizar as mais de 400 salas de aula de todas as escolas do município foi anunciada pelo prefeito Luciano Azevedo em 2014. Uma das primeiras escolas a receber os aparelhos foi a EMEI Santa Teresinha, no Bairro Dona Júlia, que conta com 110 alunos nos dois turnos. A diretora Ilzira Windberg frisou que os alunos vivem outro momento. “No passado, muitas vezes tínhamos de liberar os alunos mais cedo devido à intensidade do frio, prejudicando o andamento das atividades. Com a instalação do ar-condicionado eles ficam confortáveis em suas salas, realizando seus trabalhos até o horário determinado. Foi uma ação de mérito e positiva para toda a comunidade escolar”, disse Ilzira.
Em outra região da cidade, Teia Bittencourt, a mãe do aluno Cassiano, de 5 anos, comemora e agradece a intervenção da Prefeitura de Passo Fundo para melhorar os dias de aulas na EMEI Padre Piargentino Dalmagro, no Bairro Parque Farroupilha. “Neste primeiro frio, fiquei preocupada com permanência dele em sala de aula, mas fui tranquilizada, pois os alunos estão confortáveis e aquecidos. Assim, não preciso buscá-lo antes do horário”.
Para o prefeito Luciano, é mais um avanço do esforço realizado. “Fizemos isso para proporcionar o bem-estar e estruturar as escolas com melhores condições de aprendizado para os alunos e para o trabalho dos professores, com uma climatização do ambiente escolar adequada a cada período”, disse Luciano.