Passo Fundo registra a 1ª morte por H1N1 em 2016

Mulher de 43 anos faleceu no dia 22, no Hospital São Vicente de Paulo. O resultado do teste ficou pronto na quinta-feira (28)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo registrou a primeira morte pelo vírus Influeza (H1N1) em 2016. O caso, registrado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no dia 22, recebeu a confirmação do teste na quinta-feira (28). No dia 15 ela apresentou os sintomas da doença e foi internada no dia 17. Segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Douglas Kurtz, a paciente, de 43 anos, já apresentava outros problemas de saúde, mas não fazia parte do grupo de risco. Entre todos os 62 municípios da coordenadoria, outros dois óbitos aguardam os resultados dos testes para a confirmação do vírus, um de Passo Fundo e outro de Serafina Corrêa.

Casos
Desde o início de janeiro, a coordenadoria já enviou 107 amostras para análise. 18 delas resultaram positivas, 77 ainda aguardam confirmação. Em toda a região, foram registrados cinco óbitos causados pelo Influenza. Em todos os casos, os pacientes já apresentavam um quadro de saúde complicado. No Rio Grande do Sul foram registrados 25 óbitos por H1N1 em 2016. A maior parte deles (6) em Porto Alegre.

Dia D
Segundo orientação do Ministério da Saúde (MS), a abertura dos postos de vacinação no sábado (30), dia D de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, foi definida como facultativa. A informação foi confirmada pelo secretário João Gabbardo dos Reis em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (29), juntamente com a apresentação do novo boletim epidemiológico da dengue, zika e chikungunya, além dos casos de Influenza. No caso de Passo Fundo, a programação foi mantida. Os locais de vacinação estarão abertos das 8h às 16h.
A Vigilância em Saúde do MS recomenda que a avaliação da abertura dos postos seja feita individualmente pelos próprios municípios. Muitos estados já adiantaram a sua vacinação, como é o caso do RS, e apresentam altas coberturas vacinais. A estimativa é que cerca de 90% dos municípios mantenham as Unidades de Saúde abertas neste sábado. O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 2,5 milhões de doses da vacina, o que representa 70% do quantitativo total. A previsão é que mais 1,2 milhão de doses cheguem ainda na próxima semana. Levantamento parcial indica que cerca de 24% da população dos grupos de vulnerabilidade já foi imunizada até essa sexta-feira (29) No Estado, a campanha iniciou na segunda (25) e permanece até o dia 20 de maio, tendo como objetivo imunizar no mínimo 80% da população integrante dos grupos de maior vulnerabilidade.

Locais de vacinação para sábado:
Posto Central (Rua Fagundes dos Reis, 270)
CAIS
Hípica
Petrópolis
São Cristóvão
Vila Luiza

Gostou? Compartilhe