O início do cadastramento para o sistema das bicicletas compartilhadas atraiu muita gente no final de semana. Em alguns pontos, chegaram a se formar filas de pessoas interessadas em participar da iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo. Até o final da tarde de domingo (01), mais de 700 pessoas já haviam se cadastrado. "É um momento único para Passo Fundo e região. Estou fazendo parte desta história em prol de mais qualidade de vida e mobilidade urbana?, destacou o arquiteto Eduardo Miranda, ao realizar o seu cadastro para o uso das bicicletas."
Em função da grande procura, foi disponibilizado um ponto extra de cadastramento na Praça Capitão Jovino (Santa Terezinha), onde ocorreu o evento Artesana Food nesse sábado (30). O serviço será gratuito e proporcionará maior facilidade e versatilidade para pequenos percursos de trabalho e lazer. "É uma grande oportunidade de proporcionar o acesso ao uso da bicicleta aos moradores da nossa cidade, uma oportunidade de difundir a cultura da bicicleta", contou Fernando Engers.
Até esta terça-feira, das 8h às 17h, quem ainda não se cadastrou poderá procurar o serviço presencial em cinco pontos de Passo Fundo, de forma prática, rápida e gratuita. Para isso, basta chegar aos pontos com comprovante de residência e RG e CPF. Os cinco pontos são: Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Boqueirão Legal); Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame); Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha); Rua Morom (Praça Marechal Floriano); Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Canteiro Miguel Moretti).
O cadastramento também pode ser feito via internet, pelo site www.pmpf.rs.gov.br. As bicicletas compartilhadas fazem parte da estruturação do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que conta com a ciclovia e ações e eventos relacionados ao uso da bicicleta.
Passo a passo para utilizar o sistema
1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas ? o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.
2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.
3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.
4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.
Bicicletas compartilhadas: em dois dias, mais de 700 cadastrados
· 2 min de leitura