A Prefeitura de Passo Fundo, através da Universidade Popular, e o Instituto Roberto Pirovano Zanatta promovem iniciativa para descobrir talentos entre os alunos das escolas municipais e incentivar habilidades na área de Música. A partir de concurso, será realizada a seleção dos inscritos para três projetos de canto e iniciação vocal: Cirandar, Coral e Musicando.
Serão disponibilizadas 15 vagas para o Cirandar (idade entre 5 e 7 anos); 30 vagas para o Coral (idade entre 7 e 15 anos); e 12 vagas para o Musicando (idade entre 10 e 16 anos). Os alunos poderão se inscrever em todos os projetos, desde que tenham a idade exigida.
Esta é uma oportunidade para nossos alunos. Ao descobrir talentos, muitas vezes escondidos, vamos estimular o gosto pela música e seus benefícios, como desenvoltura, comunicação, expressão oral e corporal, além de inúmeras habilidades criativas, ressaltou a coordenadora da Universidade Popular, Márcia Leida.
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas pelos pais ou responsáveis no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, localizado na Praça Antonino Xavier (Hospital da Cidade), a partir dessa segunda-feira (02) até o dia 13 de maio, das 13h30min às 15h30min.
São necessários os seguintes documentos:
- Xerox do RG ou certidão de nascimento;
- Xerox do comprovante de residência;
- Atestado de frequência da escola;
- Preenchimento do cadastro do candidato interessado.
A escolha dos participantes será realizada em duas tardes de audições, a primeira no dia 18 de maio e a segundo no dia 25 de maio, das 13h30min às 17h30min, na Universidade Popular. Na ocasião, cada concorrente deverá apresentar uma música de sua escolha, sem auxílio de outros recursos, como instrumentos e aparelhos de CD, e realizar um pequeno teste vocal. As avaliações serão feitas pela professora dos projetos e mais dois professores de Música, que terão como base os seguintes requisitos: afinação, ritmo, dicção, respiração e desenvoltura.
Conheça os projetos
O Cirandar é um projeto de iniciação ao canto, voltado para as crianças menores, com o objetivo de prepará-las para um trabalho vocal mais complexo. Serão trabalhadas cantigas de roda e um reportório lúdico voltado para a idade das crianças e exercícios vocais. As aulas serão ministradas no Quiosque de Leitura.
O Coral proporcionará técnicas vocais e o desenvolvimento de um repertório, bem como exercícios pertinentes para um bom desenvolvimento vocal e musical. As aulas serão desenvolvidas na sede da Universidade Popular, junto a Faculdade IDEAU.
O Musicando, será um grupo mais seleto, composto pelos doze primeiros colocados do concurso. Neste projeto, serão trabalhadas técnicas vocais, desenvolvimento de repertório e outros exercícios pertinentes ao desenvolvimento vocal, além da expressão corporal, unindo o canto e a performance. As aulas serão ministradas no Quiosque se Leitura.
A musicalidade do violão
Aos interessados em aprender a tocar violão ou desenvolver suas habilidades, serão formados dois grupos de até 15 alunos para as aulas de violão. As inscrições e as aulas serão desenvolvidas na sede da Universidade Popular, junto a Faculdade IDEAU. A ação também é da Prefeitura e do Quiosque de Leitura. A ideia surgiu após a grande procura por aulas de violão e por todas as vagas disponíveis no Quiosque estarem preenchidas. As duas novas turmas também abrem espaço para todas a idades.
Concurso seleciona alunos para projetos voltados à música
· 2 min de leitura