OPINIÃO

Na encruzilhada

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na encruzilhada
As eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores programadas para o dia dois de outubro está sendo vista como uma opção a crise política que assola o governo federal. Na contagem regressiva que deve resultar no afastamento da presidente Dilma (PT) a possibilidade do envio ao Congresso de uma emenda à Constituição reduzindo em dois anos o atual mandato. A ideia manifestada pelo presidente do senado e apontada como estapafúrdia é uma das saídas para os mais próximos do Palácio da Alvorada.
 
II
A redução de quatro para dois anos do mandato da presidente implica na sua renúncia e do vice-presidente. Autorizado por Michel Temer (PMDB) o senador Romero Jucá, presidente nacional da sigla, apontou a iniciativa da emenda como golpista. Para o PT e as siglas que ainda apoiam o atual governo seria uma saída honrosa. O PSDB e a Rede, de Aécio Neves e Marina Silva, que no primeiro turno da eleição de 2014 obtiveram 34.897.211 votos (33,55%) e 22.176.619 votos (21,32%), respectivamente, não descartam a ideia. Juntos fizeram 13.806.162 votos a mais do que Dilma.
 
III
Numa possível eleição para presidente junto com a dos prefeitos, vereadores o partido da estrelinha vermelha teria como única opção a candidatura do ex. presidente Lula. Com um índice de rejeição elevado seria uma empreitada difícil. Aécio, como um grande número de políticos de diferentes matizes ideológicos, é investigado na Lava Jato. Mas diferentemente da Rede o PSDB, tem outros nomes em condições e enfrentar uma campanha. Com o futuro ministério praticamente pronto Temer não aventa a hipótese de embarcar na canoa da renúncia. Neste emaranhado tabuleiro político os debates em torno das questões municipais ficam em compasso de espera.
 
Curtas:
# Um morador de Jacutinga registrou em imagens um automóvel da Secretaria da Saúde de Mariano Moro estacionado numa rua central de sua cidade.
# O condutor do veículo estava, segundo o denunciante, acompanhado da esposa e de uma amiga.
# O trio teria permanecido no interior de uma residência entre as 17 e 18h30min horas de quarta-feira (27) e teriam feito demonstração de produtos de beleza.
# O prefeito de Mariano Moro foi informado sobre o fato e afirmou a imprensa que irá investigar.
# O movimento no Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas, que atende outros cinco municípios da 70ª Zona Eleitoral tem sido intenso.
# O prazo final estabelecido para transferência e confecção de novos títulos eleitorais encerra na próxima quarta-feira (04).
# No sábado e domingo (30 e 01), o Cartório Eleitoral, localizado junto ao Fórum, fez plantão das 12 às 19 horas.
# Eleitores dos municípios de Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto que ainda não fizeram o cadastro biométrico ainda poderão fazê-lo.
# Os eleitores de Getúlio Vargas e Sertão não precisam fazer o cadastro biométrico.

Dito & Feito:
Um protesto realizado na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, resultou na suspensão das aulas na quinta-feira (28). Os integrantes do grupo denominado Juventude Estudantil pela Democracia, contrários ao processo de impeachment que tramita no Senado, trancaram salas de aulas com correntes e cadeados.

Gostou? Compartilhe