Alunos das escolas municipais participam da IV Semana das Letras

A Semana das Letras é realizada a cada dois anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Academia Passo-Fundense de Letras abre as portas para a IV Semana das Letras, que iniciou nessa segunda-feira (2) e segue até o dia 5 de maio com apoio da Prefeitura de Passo Fundo. Como forma de aproximar a escola do universo da escrita e da leitura a partir dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, uma programação especial foi elaborada aos alunos das escolas municipais.

Nessa terça-feira (3), os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga participaram de uma conversa com os autores Dilse Piccin Corteze e Raniel Henrique de Souza. Dilse, que também é presidente da APL, apresentou o livro “História da Imigração: uma aventura da Itália ao Rio Grande do Sul”, enquanto Raniel falou sobre o livro “Vovó Virou Criança”.

Os olhos atentos do público eram todos voltados para o momento autor presente. Todos os alunos levaram para escolas as obras de Dilse e Raniel. Após a leitura, a turma foi desafiada a escrever um trabalho sobre a leitura de um dos livros para entregar aos acadêmicos. A partir de uma avaliação, um dos alunos será premiado e será acadêmico por um dia.

Segundo Dilse, a ideia é trazer cada vez mais a escola para perto das atividades da APL. “Um dos objetivos da nossa semana é que os alunos tenham mais contato com esse universo da escrita e da leitura e conheçam a Academia. Assim vamos formar nossos futuros escritores”, destacou ela.

Para Marcelo Rosso, de 9 anos, a atividade foi aprovada. “Achei a Academia um lugar muito bonito”. Quando indagado sobre leitura, Marcelo não pensou duas vezes: “gosto muito de ler”.

Com o tema Simões de Lopes Neto – da ficção à história do Rio Grande do Sul, a quarta edição da Semana das Letras homenageia o Patriarca das Letras Gaúchas, no ano do centenário de sua morte. O escritor, que nasceu em 1865 e faleceu em 1916, foi pioneiro dos estudos sobre a educação no Estado e produziu uma obra de ficção que marca os escritores mais novos que escrevem sobre temas regionais.

A Semana das Letras é realizada a cada dois anos, sendo intercalada com o Concurso Literário, evento que também incentiva a formação de novos escritores e leitores no município.

Gostou? Compartilhe