Exposição em homenagem a Josué Guimarães

Exposição ?EURoeTempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães?EUR? estará no Bella Città Shopping Center a partir de quarta-feira, 4 de maio

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A exposição “Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães” – que integra a programação especial na Universidade de Passo Fundo (UPF) que marca as três décadas da morte do escritor, político, jornalista e formador de leitores – estará a partir de quarta-feira, 4 de maio, até o dia 19 de maio, no Bella Città Shopping Center, em Passo Fundo. A mostra é uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF, do Acervo Literário Josué Guimarães (Aljog), da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e do projeto Livro do Mês da Capital Nacional da Literatura.

Os visitantes poderão conferir a máquina de escrever de Josué Guimarães, os originais das obras: “A ferro e fogo – Tempo de angústia”, “É tarde para saber” e “As muralhas de Jericó”, o primeiro livro do autor, “Os ladrões”, e o esboço da capa da obra “Um corpo estranho entre nós dois”. Além disso, também há preciosidades como cartas trocadas entre Josué e o escritor Érico Veríssimo. Os objetos pessoais, as fotos, as publicações na imprensa, entre outros materiais expostos, fazem parte do Acervo Literário Josué Guimarães, existente desde 2007 na UPF.

A exposição retrata a trajetória desse autor, que ajudou a consolidar uma das maiores movimentações culturais brasileiras, as Jornadas Literárias. Nascido em 1921, em São Jerônimo, o escritor gaúcho faleceu em 23 de março de 1986.

Gostou? Compartilhe