O frio chegou para animar os lojistas. Junto com o dia das mães – a segunda data mais importante para o comércio, depois do Natal – as temperaturas baixas aumentaram o número de vendas consideravelmente. O mês de abril, predominantemente de calor, fez com que as vendas diminuíssem mais do que o esperado. A expectativa agora, porém, é em outro sentido. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo espera um crescimento de 3% a 4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a gerente-administrativa da loja Preço Único, Fabiane Dal Piazze, as vendas subiram cerca de 20% na semana passada, quando as temperaturas oscilaram perto de zero grau. Mesmo com a crise, ela espera que o dia das mães seja ainda melhor que no ano passado. Segundo o presidente da CDL, Adriano Sonda, quando a temperatura cai é comum que o consumo aumente, principalmente nos setores de confecções e calçados. “Já o Dia das Mães é um momento em que os filhos, maridos e familiares não deixam de presentear. Quando o frio e a data se unem, a expectativa também aumenta”, comenta Adriano.
Data mais importante
Para a loja Muzza, focada apenas no vestuário feminino, o dia das mães é a data mais importante do ano, até mais que o Natal. “Estamos otimistas com o frio e a chegada desta data. Como vendemos apenas roupas para mulheres, essa é o momento em que mais vendemos”, explica a gerente, Elisane Coser.
Ano complicado
O primeiro trimestre de 2016 foi marcado por queda no comércio. O movimento caiu 7,1% nos três primeiros meses, na comparação contra o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados nacionais do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Para Tania Barbiero da Silva, proprietária da loja de vestuário Pikuxa, a crise afetou as vendas neste ano e a loja passou a vendar somente à vista ou no cartão de crédito para evitar a inadimplência. A expectativa, contudo, também é boa para o dia das mães. “A data sempre registra boas vendas, todos gostam de presentear suas mães”, afirma.
Floristas
Além do vestuário, uma das opções mais tradicionais de presentes são as flores. A data, juntamente com o dia dos namorados, o dia da mulher e finados, movimenta as floriculturas. De acordo com o gerente da Flor & Cia, Ronaldo Goelzer, os presentes mais comuns são os vasos plantados, como as orquídeas. As cestas de café da manhã e os buquês também são opções bastante comuns. Conforme Ronaldo, os produtos sofreram um aumento de cerca de 5% em relação ao ano passado.
Amor de mãe, amor presente
Com o slogan “Amor de mãe, amor presente”, a campanha de Dia das Mães deste ano tem intuito de estimular as vendas e apoiar os associados, oferecendo-lhes materiais gráficos com o tema da campanha. Segundo Adriano, até o próximo sábado, dia que antecede o Dia das Mães, os consumidores podem procurar as lojas identificadas com os materiais da campanha e adquirir o presente para as mães com descontos e condições especiais de pagamento.
Estado
A data deve movimentar cerca de 378 milhões para o comércio do Rio Grande do Sul. Segundo pesquisa realizada pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, 77,2% dos entrevistados comprarão presentes alusivos à data. Para o presidente da AGV, Vilson Noer “a importância da data das mães e o clima de inverno supera qualquer crise”. As mães e esposas receberão mimos de 84,2% e as sogras de 37,9%. Além delas, avós, irmãs e madrastas também apareceram na lista de presenteadas em 2016. Roupas 45,7%, cosméticos 18,1%, acessórios 16%, calçados 14,9%, lideram as intenções de compra, juntamente com “o que ela pedir”. Noer destaca que “nessa pesquisa, o que podemos perceber é que o momento atual da economia fez com que as pessoas diminuíssem seus gastos médios, mas mesmo assim irão comprar alguma lembrança para suas mães, com um tíquete médio de R$ 107,00”.
O cartão de crédito foi apontado pela maioria como forma de pagamento preferida (53,7%), seguido de dinheiro (42,1%) e do cartão de débito (13,7%). Cerca de 79,8% dos gaúchos participantes farão as compras em lojas de rua. A semana que antecede o dia das mães é a escolhida por 60,4% das pessoas para fazerem as compras. A imensa maioria, 85,2% dos gaúchos fará surpresa no presente. Mas, 12,9% das mães escolherá o que quer ganhar.
Frio e dia das mães impulsionam vendas
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