Projeto Sorriso Voluntário realiza "invasões de sorrisos"

Nos dias 29 de 30 de abril, o grupo realizou as ?EURoeinvasões de sorrisos?EUR? nas dependências do Hospital São Vicente de Paulo

Por
· 1 min de leitura
Equipe do projeto visitou pacientes do HospitalEquipe do projeto visitou pacientes do Hospital
Equipe do projeto visitou pacientes do Hospital
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto de extensão Sorriso Voluntário, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), iniciou ações com nova equipe de extensionistas. Nos dias 29 de 30 de abril, o grupo realizou as “invasões de sorrisos” nas dependências do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Participaram da atividade 35 pessoas, entre acadêmicos de cursos de graduação, alunos do Centro de Ensino Médio Integrado e extensionistas voluntários, que se caracterizaram e buscaram levar alegria aos pacientes, familiares e profissionais do Hospital por meio de sorrisos, música, piadas, histórias, e pelo ato de ouvir o outro. As professoras do projeto, Cristiane Barelli (coordenadora) e Rita de Cássia do Rosário Nunes, vinculadas à Faculdade de Medicina (FM), também estiveram presente.

De acordo com a professora Cristiane, a proposta se deu pelo fato de o Sorriso Voluntário ser um projeto sobre a alegria do cuidar, que visa amenizar a dor e o sofrimento daqueles que se encontram no espaço hospitalar. “Ele ainda promove a integração entre diferentes cursos e profissões, fomenta a aprendizagem compartilhada e oportuniza a criação de vínculos afetivos, tão importantes no cuidado em saúde”, conta. As “invasões” devem se repetir a cada 15 dias.

Atualmente, o projeto de extensão Sorriso Voluntário envolve 11 cursos de graduação, tais como Medicina, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Fonoaudiologia, Música, Engenharia Ambiental, Direito, Administração e Jornalismo, dois programas de pós-graduação da UPF, que são o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), além de funcionários da Universidade e membros da comunidade.

Gostou? Compartilhe