Após imunizar mais de 52 mil pessoas dos grupos de risco ao antecipar a disponibilização das vacinas para a comunidade, a Prefeitura de Passo Fundo segue com esforços para que mais doses sejam entregues. A previsão, informada pelo governo do Estado, é de que um novo lote chegue a Passo Fundo até sexta-feira (8). A quantidade de vacinas disponibilizadas aos municípios e a definição dos público-alvo são determinadas pelo Ministério da Saúde, por isso, o município apenas cumpre a orientação.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, ter antecipado a vinda das vacinas já foi uma conquista. “O Ministério da Saúde determinou a população de risco e envia as doses para estes grupos. Aguardamos o fim da campanha para liberar a todos os interessados. Infelizmente, neste momento não há como vacinar pessoas fora do grupo sob pena de faltar para as crianças, gestantes e idosos”, explicou ele.
A população alvo da campanha são pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos (até 4 anos 11 meses e 29 dias), doentes crônicos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.
A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações, segundo o Ministério da Saúde.