Passo Fundo registra segunda morte por H1N1

Exame comprovou que morte de homem de 72 anos foi causada por Gripe A. Município já tem oito casos confirmados

Por
· 1 min de leitura
Doses já estão separadas para encaminhados aos locais de vacinaçãoDoses já estão separadas para encaminhados aos locais de vacinação
Doses já estão separadas para encaminhados aos locais de vacinação
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A segunda morte do ano motivada por H1N1 foi registrada em Passo Fundo. A informação, divulgada em relatório emitido pela Secretaria Estadual de Saúde na sexta-feira (6), aponta que foram confirmados outros oito casos suspeitos da doença na cidade. Conforme a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a segunda vítima passo-fundense era um homem de 72 anos, pertencente ao grupo de risco também por outras complicações de saúde. Nos 62 municípios abrangidos pela 6ª CRS, foram registrados, ao todo, cinco óbitos pela doença e 14 casos confirmados. Foram duas mortes em Passo Fundo, uma em Carazinho, uma em Tapera e a última em Não Me Toque. Em todo o RS, os dados revelam 36 mortes e outros 177 casos suspeitos.

Quanto a imunização, Passo Fundo recebeu nesta sexta-feira (6) a última remessa das vacinas contra a gripe. Das mais de 40 mil doses enviadas pelo governo do Estado à 6ª CRS, 10.180 foram reservadas à população passo-fundense. O cronograma de vacinação, portanto, volta a operar na próxima segunda-feira (9). A previsão é que, neste dia, já na primeira hora da manhã, todos os 28 postos, CAIS e unidades de saúde do município estejam com as doses em seus estoques.

Conforme o coordenador da 6ª CRS, Douglas Kurtz, o recebimento da última carga está dentro do programado. “Tínhamos previsão de receber torno de 201 mil doses para todas as cidades da abrangência da regional e recebemos mais que isso: 203.440 mil, que serão distribuídos nos nossos 62 municípios, para todas as pessoas pertencentes aos grupos de risco”, detalhou. A meta, como explicou o secretário municipal de saúde Luiz Arthur Rosa Filho, é que 80% da população de risco esteja vacinada até o dia 20 de maio, data que encerra a campanha. Até o momento, Passo Fundo já conta com 72% de cobertura. “Estes 8% que faltam representam torno de 6 mil pessoas. O balanço é positivo”, comentou. Até agora, 54 mil pessoas foram imunizadas na cidade. A nível estadual, 64% da população de risco já foi vacinada. Isso representa mais de 2 milhões de doses aplicadas.

Locais de vacinação

As doses da vacina estarão disponíveis nestes postos de saúde, a partir de segunda-feira (9). A distribuição dos locais está organizada por região:

Boqueirão: unidades Adolfo Groth; CAIC; Jaboticabal; Jerônimo Coelho; Adriana Lírio; Nenê Graeff; Santa Marta/Donária e Jardim América.

Centro: Centro de Saúde (antigo Postão), Ambulatório de Especialidades e Ambulatório Adirbal Corralo.

Petrópolis: CAIS Petrópolis e unidades São José e São Luiz Gonzaga.

São Cristóvão: CAIS Fragomeni, CAIS Vila Luíza e unidades Mattos; Planaltina; Ricci; São Cristóvão II; Ivo Ferreira/Bom Jesus e Vila Nova/Santa Maria.

Vera Cruz: CAIS Hípica e unidades Primeiro Centenário; Hípica; Valinhos; Zachia.  

Gostou? Compartilhe