Praça Tochetto: Revitalização é concluída

A revitalização foi realizada através do trabalho do aspecto jovem e dinâmico do ambiente, relacionado à presença dos estudantes das escolas da região, dos praticantes de esportes, como skate e basquete

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criada em 1963 para homenagear o educador emérito Ernesto Tochetto, uma das principais praças do município ganha novo conceito para ressignificar a história. Considerada um dos espaços públicos mais importantes de Passo Fundo, a Praça Ernesto Tochetto foi revitalizada pela administração municipal em uma ação que uniu visão técnica e participação popular.

O prefeito Luciano Azevedo destaca que a melhoria do local era uma reivindicação antiga da comunidade. “Esta obra devolve à comunidade um espaço que poderá ser usado em momentos de lazer ou esporte. Dar atenção aos espaços públicos da cidade não significa apenas embelezar, mas dar vida ao patrimônio histórico que é de todos e faz parte da construção de Passo Fundo. Pensamos em um presente que honra suas raízes para um futuro cada vez melhor”, destacou Luciano.

Além de enfatizar patrimônio, história e cultura ao cuidar do coletivo, a qualificação dos espaços públicos é, atualmente, um dos aspectos de maior relevância nas estratégias de redução da violência urbana, pois atua diretamente na melhora da qualidade de vida e da apropriação dos espaços por parte da comunidade.

No caso da Praça Tochetto, o projeto foi concebido com a participação direta dos usuários, que foram entrevistados diversas vezes no próprio local. A revitalização foi realizada através do trabalho do aspecto jovem e dinâmico do ambiente, relacionado à presença dos estudantes das escolas da região, dos praticantes de esportes, como skate e basquete.

Segundo a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, “a ideia foi criar um ambiente diferenciado e com múltiplos atrativos, desde a valorização da quadra esportiva existente; criação de skateplaza; parede de escalada; quadro-negro para desenhos com giz; brincadeiras de piso para crianças de todas as idades; e primeiro parquinho exclusivo para bebês e crianças até 5 anos”, disse ela.

Ainda, o monumento em homenagem ao professor Tochetto foi revitalizado e ganhou novo piso e iluminação monumental. Já quanto ao mobiliário urbano, optou-se por um cenário colorido e despojado. Os muros ainda irão ganhar pinturas em grafitti que colaboram para o conceito de ambiente que foi planejado.

História
A Praça Tochetto foi criada em homenagem ao emérito educador Ernesto Tochetto, que tem sua imagem preservada até hoje na representação da sala de aula, são classes sobre o canteiro central, um quadro-negro ao fundo e seu busto sobre o pedestal, que lembra a posição tradicional da autoridade do professor.

O professor Tochetto, nascido em Guaporé, em 1902, desde jovem dedicou-se ao magistério. Em 1925 iniciou sua carreira como mestre no antigo Grupo Escolar Protásio Alves, tendo atuado como professor na Escola Normal Oswaldo Cruz, hoje EENAV, e no Colégio Nossa Senhora da Conceição. Além de educandários em que lecionava, preparava alunos para as mais diversas profissões, para os exames vestibulares, além de dar sua contribuição como professor na Unidade do Exército da cidade. Faleceu em Passo Fundo no mês de abril de 1956.

 

Gostou? Compartilhe