OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Obras importantes

Passo Fundo vive um período de muitas obras. São melhorias urbanas que condizem com o porte da cidade. Se Passo Fundo é a Capital do Norte, deve oferecer uma estrutura de “cidade grande”. A Praça Tocchetto, que representa um portal para quem chega ao Centro, ganhou merecida remodelagem. O Sétimo Céu, de onde a cidade fica ainda mais linda, logo terá um parque linear. No Banhado da Vergueiro o limão está virando limonada, de maneira condizente com tão nobre área. A expectativa maior, claro, é em relação ao Parque da Gare, já na reta final de uma profunda metamorfose. Obras importantes para admirar e, especialmente, para as pessoas usufruírem. É claro que ainda são necessárias outras intervenções para que Passo Fundo tenha o brilho que merece. Uma delas é na iluminação pública. Não adianta apenas trocar algumas lâmpadas. Passo Fundo merece ser bem mais iluminada. Até porque à luz de velas a cidade acaba engolida pela escuridão.

Grandes obras
Falando em obras, é bom lembrar as grandes intervenções realizadas em Passo Fundo. Podemos começar com a permuta entre o Município e a RFFSA, que incluiu o Parque da Gare e a retirada dos trilhos da Avenida Sete de Setembro. Depois vieram as perimetrais, que na época alguns consideravam desnecessárias, hoje responsáveis por um grande alívio no fluxo de veículos. Mas não podemos nos esquecer de uma realização feita em etapas, culminando com a ligação entre as ruas Coronel Pelegrini e Fagundes dos Reis. Depois ganhamos uma obra particular na Cidade Nova, o viaduto Luiz Fragomeni, que facilita a vida de muita gente. Essas obras têm em comum a visão de futuro e o arrojo. Ontem até pareciam uma loucura, mas hoje são aplaudidas. Por que não sonhar?


Mesma tecla
Falar em baderna nas madrugadas é bater na mesma tecla. Assim como no Bolero de Ravel, continuo batendo nesta tecla e repetindo o compasso. Está em discussão o projeto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Passo Fundo. Até pode parecer uma medida exagerada. Mas diante da (triste) realidade pode ser a solução. Já que não existe fiscalização ou alguma ação ostensiva que coíba os abusos, a proposta poderá evitar tragédias anunciadas. O texto merece atenção especial em alguns aspectos. Um deles é sobre a permissão para beber no “entorno” de bares e restaurantes. E se fosse no entorno de motéis, o que poderíamos fazer?


Asas do Sul
Dias 21 e 22 de maio, o céu estará colorido em Passo Fundo. Naquele fim de semana acontece o 2º Encontro Asas do Sul, no aeroclube de Passo Fundo. São esperadas em torno de 150 aeronaves, vidas do Rio Grande do Sul e de outros estados. Além da exposição estática das “pandorgas” no pátio do Aeroclube, haverá voos panorâmicos, praça de alimentação e outros atrativos. E quem olhar para cima vai apreciar fantásticas acrobacias aéreas. No ar e no solo, não faltarão asas.

Trilha sonora

O maestro Erlon Chaves ficou conhecido como jurado do programa de Flávio Cavalcanti na TV Tupi. Arranjador, pianista e compositor, acompanhou grandes nomes da MPB. Erlon Chaves gravou muitos discos com a sua Banda Veneno. Em 1972 preparou um gostoso arranjo para The Girl From Paramaribo.

http://migre.me/tIQti

 

Gostou? Compartilhe