Escola suspende aulas depois de registrar casos suspeitos

Os alunos da Escola Estadual Jerônimo Coelho não tiveram aula nessa segunda-feira (9). Quatro funcionários apresentaram sintomas de gripe

Por
· 3 min de leitura
A chegada de 10 mil doses a Passo Fundo possibilitou a retomada da vacinação nessa segunda-feira (9)A chegada de 10 mil doses a Passo Fundo possibilitou a retomada da vacinação nessa segunda-feira (9)
A chegada de 10 mil doses a Passo Fundo possibilitou a retomada da vacinação nessa segunda-feira (9)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo Coelho, de Passo Fundo, suspendeu as aulas nessa segunda-feira (09). A medida foi tomada depois que quatro funcionários apresentaram sintomas de gripe. Na quinta-feira (5), a vice-diretora do turno da tarde foi internada no IOT com sintomas da doença. O caso se agravou na sexta-feira, mas ainda não há confirmação de que tenha sido causado pelo vírus Influenza. Os outros funcionários, uma merendeira, um servente e a diretora da escola, estão recebendo medicação e se recuperando em casa. De acordo com a vice-diretora do turno da noite, Gláucia Fonseca, a decisão de suspender das aulas somente por um dia foi tomada para realizar a limpeza da escola. “Decidimos hoje [9] porque até então os casos eram mais amenos. No domingo tivemos a informação de mais dois casos e resolvemos parar para fazer uma limpeza geral na escola e retornaremos na terça-feira normalmente”, explica. Conforme ela, a notícia dos casos deixou os professores e alunos assustados. “Não deveríamos nem ter suspendido. Mas como os professores estavam em pânico, bem nervosos, resolvemos parar e, juntamente com os funcionários, fazer uma limpeza geral na escola para tranquilizar alunos e professores”. Não há informação de alunos em estado grave. A direção da escola foi informada de apenas um caso de um estudante do 4º ano que está recluso em casa por ter apresentado sintomas de gripe.

Precaução
A escola vem tomando as medidas necessárias para evitar a contaminação. “Todas as salas têm álcool gel disponível, lacramos os bebedouros para que não haja uso comum. Os alunos estão aconselhados a trazer sua própria garrafinha de água”, relata Gláucia. Além disso, desde sábado, a escola está sendo mantida com janelas e portas abertas para arejar o ambiente. A recomendação para os alunos que apresentarem qualquer sintoma de gripe é ficar em casa. A escola Jerônimo Coelho tem 480 alunos nos três turnos de funcionamento: manhã, tarde e noite.

Vacinação retomada
Mais uma etapa da vacinação contra a gripe ocorreu nesta segunda-feira. Cerca de 10 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde foram distribuídas pela Prefeitura de Passo Fundo em 27 postos de atendimento espalhados pela cidade. Durante todo o dia, a procura foi intensa. O público-alvo da campanha são pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos (até 4 anos 11 meses e 29 dias), doentes crônicos, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Como em alguns locais as vacinas acabaram nessa segunda-feira, novas doses serão encaminhadas para o posto central (Rua Fagundes dos Reis esquina com Paissandú) e para os CAIS Hípica, Vila Luiza, Petrópolis e Fragomeni, para dar sequência à vacinação nesta terça-feira.
“Seguimos focados na campanha para atender os grupos de risco. Solicitamos atenção especial aos pais de crianças de seis meses a cinco anos incompletos e gestantes, que ainda registram procura abaixo do esperado”, destaca o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
A professora aposentada Isolete Pavin França procurou o posto central para realizar a sua vacina “Sempre sou muito bem atendida e hoje pude fazer a minha imunização tranquilamente”, contou. Neste processo da imunização, o município cumpre determinação do Ministério da Saúde que define a população de risco e envia as doses para esses grupos. Assim como o critério para os grupos de risco, o número de vacinas disponibilizadas aos municípios também é determinado pelo Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Saúde (54) 3316-1000.

Estado
De acordo com o boletim semanal de vigilância, divulgado na sexta-feira (6), já são 36 óbitos e 177 casos confirmados no Rio Grande do Sul em 2016. 75% deles são de pessoas que faziam parte do grupo de risco, a maioria adultos com mais de 60 anos. O Rio Grande do Sul já registrou mais de 2 milhões de doses aplicadas da vacina contra a gripe na campanha, que iniciou em 25 de abril, o que representa uma cobertura de 64% entre os grupos prioritários. A meta é atingir ao menos 80% até o término da ação, em 20 de maio.

Gostou? Compartilhe