O compartilhamento gratuito de bicicletas já é realidade em Passo Fundo. A partir desta quinta-feira (12), cinco estações do sistema entram em funcionamento e devem permanecer em caráter experimental nas próximas semanas. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável.
“Como o sistema terá implementação de forma gradual, é possível que ainda sejam necessários alguns ajustes. Até o início de junho, a previsão é que todo o sistema esteja em funcionamento”, explicou o secretário de Esportes, Gilberto Bellaver.
No total, serão 10 estações interligadas, com 10 bicicletas cada. A estimativa é possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês no município. Para o prefeito Luciano Azevedo, o sistema incorpora o uso da bicicleta no meio urbano. “As bicicletas compartilhadas são oferecidas de forma gratuita, o que mostra nosso esforço para que todas as pessoas possam usá-las. É uma iniciativa que já inicia com resultados positivos e aprovação da comunidade. Precisamos apostar neste modelo de transporte que ganha cada vez mais as ruas de todas as cidades do mundo”, disse ele.
Quem ainda não participa do sistema tem duas opções: cadastro presencial ou pela internet. O cadastro presencial poderá ser feito na Rua Morom 1.299 – sala 12. Para isso, basta levar RG, CPF e comprovante de residência. Já o cadastramento via internet deve ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br. Dúvidas e orientações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045.3591 ou pelo e-mail [email protected].
Centenas de pessoas já efetivaram seu cadastro para usar o sistema de bicicletas compartilhadas.
As estações de compartilhamento
- Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Canteiro Miguel Moretti);
- Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame);
- Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha);
- Rua Morom (Praça Marechal Floriano);
- Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Boqueirão Legal).
Passo a passo para utilizar o sistema
1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas – o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.
2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.
3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.
4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada.
Bicicletas compartilhadas: primeira fase começa a ser implementada
· 2 min de leitura