A umidade que predomina desde o final de semana deve se manter até esta quinta-feira (12). Nos últimos dias, a umidade relativa do ar se manteve próxima dos 80%, mas a partir de sexta-feira a tendência é de que o sol comece a predominar. Até agora, conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, não há temperaturas que caracterizem o veranico de maio.
Hoje o dia permanece nublado a encoberto, com possibilidade de chuva e formação de nevoeiro ou névoa úmida. A mínima fica em torno de 12ºC e a máxima próxima dos 21ºC. Na quinta-feira o dia inicia encoberto, passando a nublado, com condições de chuva fraca e formação de nevoeiro ou nevoa úmida ao amanhecer. A mínima fica próxima dos 10ºC e a máxima dos 19ºC.
Na sexta-feira o dia já fica parcialmente nublado a nublado, com temperaturas oscilando entre 12ºC e 24ºC. No sábado o dia também fica parcialmente nublado a nublado, com temperaturas entre 12ºC e 25ºC. As temperaturas se mantem estáveis até domingo e o sol deve predominar no final de semana, de acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio.
Sampaio explica que ainda não há indicativo de elevação das temperaturas que caracterizem o veranico de maio. “A temperatura média em 24 horas tem ficado um pouco abaixo da média que é de 15,2ºC e está se mantendo nos 14ºC”, salienta. Além disso, neste período é normal ter registro de temperaturas mínimas de 8ºC a 10ºC ao amanhecer.
O prognóstico do Inmet aponta para o trimestre maio, junho e julho precipitação e temperatura dentro do padrão climatológico. Até agora choveu 11mm, enquanto a média esperada é de 114mm.
Pastagens atrasadas
O Informativo Conjuntural da Emater Regional de Passo Fundo indica que o clima da última semana foi adequado para os principais sistemas de produção animal. As pastagens perenes de verão estão em fase final do ciclo de produção, reduzindo qualidade do alimento volumoso, por outro lado, as pastagens anuais de inverno estão com ciclo de desenvolvimento mais atrasado, ocasionando escassez para os animais e forçando os pecuaristas a fazer uso do alimento conservado (silagem e fenos) com maior intensidade. As pastagens de aveia e azevém estão com desenvolvimento atrasado.