Bicicletas já estão disponíveis para uso gratuito

Cinco das dez estações estão em funcionamento. Até a tarde de ontem, mais de 2.500 cadastros já tinham sido realizados

Por
· 2 min de leitura
Sistema entrou em funcionamento nessa quinta-feira (12)Sistema entrou em funcionamento nessa quinta-feira (12)
Sistema entrou em funcionamento nessa quinta-feira (12)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nessa quinta-feira, quem passava pela Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade, percebia uma movimentação diferente. Vários passo-fundenses curiosos paravam para observar, perguntar e também para começar a utilizar as bicicletas compartilhadas. A ação da Prefeitura de Passo Fundo, colocada em funcionamento ontem (12), disponibilizou cinco das dez estações previstas em caráter experimental. Além da praça, outros pontos na Avenida Brasil já possuem bicicletas para ser emprestadas. Liane Rosendo, 31, fez o cadastro para utilizar as bicicletas já no primeiro dia. Ela mora no Bairro Donária e acredita que o sistema vai facilitar o seu deslocamento quando vier para o centro. “Eu achei uma iniciativa ótima porque facilita para quem mora longe, em um bairro. Se eu venho para o centro não preciso mais pegar um ônibus, eu só pego a bicicleta e vou onde eu preciso, vai ser até uma economia para as pessoas que precisam andar por aqui”, afirma.
A iniciativa faz parte do Programa Passo Fundo Vai de Bici, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável. O fotógrafo Diogo Zanatta disse também ter aprovado a ação da Prefeitura. “O sistema é bem ágil e prático, tanto na retirada quanto na entrega. No meu caso, as estações estão perto de locais onde costumo ir, perto de casa ou do trabalho. Sou um cara que optou em não ter carro, então as bicicletas serão de grande utilidade para o meu deslocamento tanto a trabalho ou lazer. Parabéns aos idealizadores!”, afirmou Diogo. Gabriel percebeu a movimentação e decidiu entrar na fila para fazer o cadastro. Ele mora no Bairro Vera Cruz e também vai aproveitar as bicicletas para se deslocar pelo centro. “Achei uma iniciativa muito bacana, ajuda a melhorar a mobilidade urbana do município”, opina Gabriel da Silva, 18 anos.
Mais de 2.500 pessoas já se cadastraram para utilizar o sistema gratuito. No total, serão 10 estações interligadas, com 10 bicicletas cada. A estimativa é possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês no município.

Uso da bicicleta
O uso da bicicleta como meio de transporte está ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Uma pesquisa realizada no final do ano passado, revelou que a maioria dos ciclistas do Brasil usa a bicicleta como transporte, para ir ao trabalho (88,1%) e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Os números constam da pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, produzida pelas organizações-não governamentais Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo. O levantamento revelou que 61,8% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de cinco anos e 26,4% dos ciclistas combinam o veículo com outro meio de transporte (ônibus e metrô). A maior parte (56,2%) leva entre 10 e 30 minutos em suas viagens, tem entre 25 e 34 anos de idade (34,3%) e renda entre um e dois salários mínimos (30%). O trabalho indicou ainda que a principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como modo de transporte urbano é a rapidez e praticidade (42,9%). Entre os pesquisados, 34,6% apontam a educação no trânsito como principal problema no dia a dia. Metade dos entrevistados afirmou que mais infraestrutura cicloviária daria motivação para pedalar mais.

Para se cadastrar
Quem ainda não participa do sistema tem duas opções: cadastro presencial ou pela internet. O cadastro presencial poderá ser feito na Rua Morom 1.299 – sala 12. Para isso, basta levar RG, CPF e comprovante de residência. Já o cadastramento via internet deve ser feito pelo sitewww.pmpf.rs.gov.br. Dúvidas e orientações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3045.3591 ou pelo e-mail [email protected]. Centenas de pessoas já efetivaram seu cadastro para usar o sistema de bicicletas compartilhadas.


As estações que já estão em funcionamento:
- Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Canteiro Miguel Moretti);
- Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame);
- Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha);
- Rua Morom (Praça Marechal Floriano);
- Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Boqueirão Legal).

Gostou? Compartilhe