OPINIÃO

Fatos - 13/05/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Firme
Uma sessão longa, cansativa, mas muito bem conduzida pelo presidente do Senado Renan Calheiros. Cumpriu todas as regras pré-estabelecidas e não cedeu quando, no começo da noite, havia proposta para reduzir o tempo de fala dos senadores que ainda não tinham se manifestado. Na segunda retomada dos trabalhos, Renan ameaçou suspender a sessão caso os senadores presentes em plenário não fizessem silêncio ou desligassem seus celulares. “O mundo todo está voltado para o Senado Federal, não vamos fazer o mesmo papel da Câmara dos Deputados”, disse ele. A presença em plenário foi pequena no acompanhamento dos discursos, embora o painel eletrônico marcasse a presença de 73 senadores, pouco antes de encerrar o segundo bloco de discursos. Até o fechamento desta edição, pelo menos metade dos senadores não havia se manifestado.

180 dias
Com o afastamento por até 180 dias da presidente Dilma Rousseff, caberá a Michel Temer mostrar a que veio. O desempenho vai determinar o resultado do julgamento. A aposta está na capacidade de articulação política de Temer. Muito mais do que resultados econômicos, já que estes dependem de ações a médio e longo prazos.

Ardido
“Pimenta nos olhos dos outros é colírio. O que fizeram comigo na campanha para o governo do Estado foi criminoso”, disse a senadora Ana Amélia Lemos, PP, ao lembrar das denúncias que o PT de Tarso Genro fez contra ela. A época, o PT acusou Ana Amélia de ter exercido cargo de confiança no gabinete do marido que era senador biônico, em 1986.

Despedida
Mesmo sem ter o resultado oficial do afastamento, o ministro Aloizio Mercadante se despediu da equipe em um ato realizado no auditório do Ministério da Educação, ontem à tarde. Disse que “hoje é um dia de luto para a democracia”, diante do iminente afastamento da presidenta Dilma Rousseff pelo Senado.

Prejuízo
Indiscutível é o prejuízo financeiro causado pelo processo de impeachment. Uma equipe que sai representa indenização de direitos trabalhistas, mesmo que sejam cargos de confiança. Estima-se mais de 20 mil CCs. É muita coisa.

Salários
Notícia do Portal Estadão dá conta de que ministros exonerados permanecerão em quarentena por até 180 dias enquanto o processo anda no Senado. Neste período, eles continuarão a receber salários, embora percam outras vantagens que estão vinculadas ao cargo. Não quero crer.

Nogueira
Confirmado o deputado Ronaldo Nogueira, PTB, para ocupar o Ministério do Trabalho. Indicação levou em conta o conhecimento técnico de Nogueira em relação à legislação trabalhista. Coincide também o fato de que Nogueira é de Carazinho, terra natal do trabalhista mais famoso do país, Leonel Brizola.

Gostou? Compartilhe