Nos primeiros dias de implementação do sistema de bicicletas compartilhadas já foi possível perceber que esse meio de transporte alternativo começou a se integrar ao cotidiano dos passo-fundenses. O interesse e a participação da comunidade foram intensos e, até o início da tarde de domingo (15), mais de 4.800 pessoas haviam se cadastrado para utilizar as bicis. Cerca de 2 mil deslocamentos foram realizados em três dias.
Em diferentes pontos da cidade, pessoas circulavam utilizando a bicicleta verde e azul, as cores do município. O sábado de sol contribuiu para a grande adesão da comunidade, unindo jovens, adultos e idosos nessa ação que pretende incentivar uma vida mais saudável. “O sistema é um avanço para nossa cidade. Todos vão ganhar com saúde e comodidade. As bicicletas vão fazer da nossa cidade um lugar agradável, mais silencioso e mais saudável. Recomendo que usem capacete e curtam ao máximo nossas vias compartilhadas, porque a cidade e os moradores merecem”, declarou o triatleta Ricardo Rosa.
Para o advogado Gustavo Dalalba, o investimento no sistema não poderia ter ocorrido em melhor momento. “Com o trânsito carregado nas principais vias e cada vez mais veículos em circulação, o transporte através das bicicletas compartilhadas demonstra ser não apenas uma maneira de driblar o trânsito, mas também um meio alternativo, divertido e saudável”, destacou.
A capitã da Brigada Militar Graciela Michelotti Dall Ongaro, passo-fundense por adoção, disse ficar encantada com o que a cidade oferece. “O programa Passo Fundo Vai de Bici une propostas que só vi aqui, de uma forma a envolver toda a população numa reflexão de que devemos não só pensar como humanidade mas também praticar ações que concretizem a partilha, a preservação da natureza, a sustentabilidade de um ambiente urbano melhor. Vida longa a exercícios físicos, prazer ao pedalar, menos estresse no trânsito, união em família e amigos, oportunidade à coletividade, melhorias em nossa cidade, modernidade”, afirmou.
Nas cinco estações que estão operando em caráter experimental é possível fazer o cadastramento, levando apenas RG, CPF e comprovante de residência. Também é possível aderir ao sistema cadastrando-se pela internet, no sitewww.pmpf.rs.gov.br. Ainda, há a sede de cadastramento presencial na Rua Morom 1.299 sala 12. Eventuais problemas, dúvidas ou sugestões podem ser encaminhados pelo fone 54-3045.3591.
Estações disponíveis:
- Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Canteiro Miguel Moretti);
- Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame);
- Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha);
- Rua Morom (Praça Marechal Floriano);
- Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Boqueirão Legal).
Cerca de 5 mil pessoas já se cadastraram no sistema de bicicletas compartilhadas
· 1 min de leitura