MAVRS completa 20 anos

Em comemoração aos 20 anos, a equipe do MAVRS realiza várias atividades neste mês de maio

Por
· 2 min de leitura
UPF realiza atividade de comemoração dos 20 anos do MAVRS nesta segunda-feira, 16 de maioUPF realiza atividade de comemoração dos 20 anos do MAVRS nesta segunda-feira, 16 de maio
UPF realiza atividade de comemoração dos 20 anos do MAVRS nesta segunda-feira, 16 de maio
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), completa, na próxima semana, 20 anos de sua criação. Em 18 de maio de 1996, a partir de um convênio firmado entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, o MAVRS recebeu os seus primeiros visitantes.

Roseli Doleski Pretto, que na época era professora do curso de Artes Visuais da UPF, foi à grande idealizadora para a criação MAVRS.  Roseli e a artista Ruth Schneider, que doou grande parte de suas obras para o acervo, foram as grandes pioneiras que tornaram possível o sonho de possuir um museu de artes visuais, no interior do estado.

Em comemoração aos 20 anos, a equipe do MAVRS realiza várias atividades neste mês de maio, a fim de comemorar com a comunidade passo-fundense esta data especial, como a distribuição dos Goles de Afeto por pontos estratégicos da cidade. Essa atividade é uma parceria entre o museu e Goles de Afeto. Outra ação desenvolvida foi à colagem de lambe-lambes, com a frase “Sabe quem está de aniversário?”, idealizados pela artista Luciane Campana. Esses cartazes artísticos estão localizados em pontos estratégicos de Passo Fundo e pelo Campus I da Universidade. 

A exposição “Novos olhares em cima de antigas visões” traz pela primeira vez a arte urbana para o espaço interno do museu. “Percebeu-se a necessidade de trazer uma exposição que apresenta algumas das diferentes linguagens da arte contemporânea, seja a partir de grafite, de lambe-lambes ou de QR Codes, que possibilitam o usuário ver uma imagem e ler um texto através do seu aparelho celular”, declarou Luciane Campana, curadora da exposição. A exposição conta também com obra inédita da artista Ruth Schneider, a partir de uma intervenção através de desenhos e colagem, em um catálogo fotográfico de muros na cidade de Berlin.

O MAVRS, vinculado à VREAC, conta com o apoio de parceiros como o curso de Artes Visuais/UPF, a Secretaria de Desporto e Cultura (Sedec) da Prefeitura de Passo Fundo, dentre outros apoiadores importantíssimos que contribuem nestes 20 anos de MAVRS.

Confira a programação especial para a semana nacional de museus e semana do aniversário do MAVRS:

16/05
-Início atividades da 14ª Semana Nacional de Museus 
-Comemoração 20 anos MAVRS
-Abertura exposição “Novos olhares em cima de antigas visões”, onde estão presentes trabalhos de: Luiz Vargas (Tridente), Luis Flavio (Trampo), Ruth Schneider, Eduardo da Costa Carbonera, Iure Flores Ortiz, Francisco Gallina, Leonardo Araújo e Luciane Campana.
-Projeção na fachada do prédio 
-Apresentação musical do Grupo de Choro da UPF

17/05
-Ação educativa - Museu Móvel: exposição "Assim eu vejo a intendência" e ação educativa com estêncil, técnica alternativa da serigrafia. A ação é desenvolvida pela equipe do Museu nas escolas públicas da cidade. Local: Escola Municipal Zeferino Demetrio Costi

20/05
- 1ª edição de 2016 do projeto Música no Museu, comemorativo ao Centenário do Samba, com apresentação do Grupo Sambah de Passo Fundo. Local: Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, espaço formado pela Biblioteca Pública, Teatro Municipal, Academia Passo-Fundense de Letras, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e Museu Histórico Regional. Horário: 18h30min às 21h30min
-Encerramento atividades 14ª Semana Nacional de Museus

Gostou? Compartilhe