OPINIÃO

TECLANDO

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Teclando

 Luiz Carlos Schneider

[email protected]

 Problemão

Enquanto não fazem nada para acabar com a vergonhosa situação das noites em Passo Fundo, não podemos mudar de assunto. Não é apenas pela bebida. Não é somente pelo barulho. Não é pela sujeira. É pelo conjunto da obra que temos um problemão em Passo Fundo. Gente bebendo nas calçadas, quebrando garrafas, dando tiros e gritando. Nas ruas, no mesmo clima, carros com o som a todo volume. E, nesse território sem lei, surgem muitas crianças. Além do álcool, não faltam drogas e nem brigas. Tudo indica que esse problemão ainda pode se multiplicar. Basta uma confusão generalizada e aí teremos a tragédia anunciada. Alguém está fazendo algo para evitar essa tragédia? Quantos menores nessa situação foram abordados? Quantos veículos foram multados em Passo Fundo, nos últimos dias, por circular com o som em excesso de volume? Ora, se ninguém coíbe, aí sim é que a vaca vai para o brejo. À noite, a área central de Passo Fundo virou zona de tolerância. Se ninguém fiscaliza, estão tolerando. Isso significa a adição de um fermento no problemão.

  Paulo Dutra

Algumas pessoas tornam-se personagens. Paulo Dutra é um. Ao atingir a marca de 6.0, reuniu amigos para celebrar. E surgiram muitos amigos no salão do Caixeiral. Uma de suas criações foi o grupo Terra Pampeana, que ressurgiu para uma apresentação especial. Momento de nostalgia para reverenciar uma proposta arrojada, uma iniciativa de vanguarda que deixou saudades. É bom lembrarmos que o Terra Pampeana foi um embrião para o Festival Internacional de Folclore. E falar no festival é falar no seu criador: Paulo Dutra. Parabéns Paulo e fôlego para mais um Festival, que este ano será 12 a 20 de agosto.

Asas

A humanidade adora olhar para o céu, observar e sonhar com o voo dos pássaros. E dos aviões. No próximo fim de semana não faltarão atrativos no céu de Paso Fundo. Sábado e domingo acontece o “2º Encontro de Asas do Sul”, promovido pelo Aeroclube de Passo Fundo e Asas do Sul Escola de Aviação Civil. Serão em torno de 150 ultraleves e aviões em  exposição estática dos mais diversos modelos. Ainda haverá possibilidade de realizar voos panorâmicos. Uma ampla estrutura para almoço e lanches será instalada na área do Aeroclube. E no céu um atrativo que até pode “virar” em torcicolo: shows de acrobacias aéreas. Asas no solo, asas no céu e asas na imaginação.

 Urbana

Depois da aprovação dos passo-fundenses, a Urbana dá uma esticada a Carazinho. No próximo domingo, dia 22, haverá ocupação artística no centro de Carazinho. O encontro começa às 14 horas e reúne música discotecada, exposições de artistas visuais e outras interferências artísticas. A Urbana é a invasão da arte em espaços públicos com talentos e obras ao ar livre.

 

 Trilha sonora

 

Esta é para o colega José Ernani, admirador da orquestra de Ray Conniff. O maestro inovou nos arranjos de sua orquestra, inverteu vozes com metais e ganhou fãs pelo mundo. Regravava sucessos, como a música country de Charlie Rich: “The Most Beautiful Girl”.

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe