Uma amostra daquilo que será exibido ao público, nas noites de 19 de novembro, 03 e 10 de dezembro, em Passo Fundo, e na de 26 de novembro, em Carazinho, foi apresentada aos convidados durante a solenidade de lançamento da Cantata Natalina 2016, realizada na manhã de sexta-feira (20). O tema da décima edição do evento é Gratidão.
Durante café da manhã, servido no Colégio Notre Dame, autoridades militares, políticas e religiosas do norte gaúcho, além de imprensa e incentivadores do espetáculo evangelizador, prestigiaram uma breve apresentação inspirada no lema desta edição da Cantata Natalina, “Obrigado, Senhor”. O agradecimento, porém, não esteve restrito a Deus e à Sua infinita bondade criadora, já que, durante o cerimonial, o secretário de Cultura de Passo Fundo, Pedro Almeida, representando o poder público municipal, reafirmou o da comunidade local. “Gratidão é, também, aquilo que, nós, cidadãos, sentimos por esta que é das maiores e mais diferenciadas festas de Natal do Estado”, comentou.
Além dele, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi, reiterou o sentimento da população. “Essa iniciativa, há dez anos, é desejada e prestigiada pela comunidade passo-fundense, pois possibilita que o espírito natalino seja sentido e vivenciado por todo o ano”, afirmou, recordando que, além do espetáculo evangelizador, a Cantata Natalina desenvolve uma Ação Social, na qual, por meio da troca de camisetas do evento por doações, a solidariedade é praticada pelos cidadãos de ambas as cidades onde o show é apresentado.
Em 2015, por exemplo, 1,3 mil kits compostos por materiais escolares, arrecadados em preparação para o festejo natalino, beneficiaram estudantes do Ensino Fundamental I das redes municipais de ensino de Carazinho e Passo Fundo. Ao todo, nos nove anos de realização da Ação Social, estima-se que cerca de 34 mil pessoas tenham sido atingidas pelas campanhas de arrecadação de mantimentos e materiais escolares”
Os números confirmam que o espetáculo de evangelização já foi abraçado pela comunidade, seja ela de Passo Fundo, de Carazinho ou de município vizinhos. Nas 34 apresentações já realizadas, cerca de, 255 mil pessoas assistiram à profusão artística que representa, com o compromisso de inovar e surpreender, o dogma da fé Cristã.
O tema
Por nove anos, com certa ansiedade, pequeninas mãos infantis abriram as janelas que se voltam para o público, aos primeiros acordes de “Vem Cantar a Alegria de Viver”, quando os tons verde e vermelho, tão característicos do Natal, começam a ser vistos, com maior frequência, pelas ruas, fachadas e vitrines, anunciando a proximidade da sua celebração. Em 2016, contudo, além de expectativa, o gesto que marca o princípio da celebração do nascimento do menino Jesus será envolto por “Gratidão”, tema da décima edição da Cantata Natalina.
O tema, além de representar o agradecimento aos artistas e colaboradores, aos apoiadores e patrocinadores e aos espectadores e autoridades que viabilizam a realização da Cantata Natalina, segundo a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame -, Irmã Araci Ludwig, salienta um dos principais sentidos do Natal. “A festa ressalta o sentimento de gratidão: pelo encontro entre pessoas e entre o céu e a terra, representado pelo nascimento do filho de Deus, como humano; pela alegria que nasce no coração de crianças e de adultos, esparramando-se pela Terra; pela evangelização que, em Carazinho e Passo Fundo, especificamente, há dez anos, passou a ter como meio às diversas manifestações artísticas que compõem a Cantata”, ressalta a Irmã Araci.