A tecnologia na educação não é apenas sinônimo de avanços estruturais, mas de conceito e pensamento. A linguagem de programação e o seu letramento já fazem parte das relações entre aprender e compartilhar, o que motiva que novos projetos ganhem forma. A exemplo disso, a Prefeitura de Passo Fundo e o Instituto Ayrton Senna (IAS), junto à Imed, uniram forças para implementar no município o Projeto Letramento em Programação do IAS.
A parceria conta com mais dois municípios vizinhos, Marau e Sananduva, e foi oficializada nesta sexta-feira, em reunião na sede do IAS, em São Paulo, com a presença de Viviane Senna, presidente do Instituto e irmã de Ayrton Senna. “Colocar a programação de computadores em pauta nas escolas é uma forma de alfabetizá-las em mais essa linguagem do século 21”, afirma Adelmo Eloy, coordenador do projeto. Ele destaca que, ao programar, os alunos são estimulados a desenvolver importantes competências, como a criatividade, raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas. Eloy também lembra que o ensino da programação integrado ao currículo escolar já é uma realidade em países que estão no topo da educação mundial, como Finlândia, Inglaterra e Austrália. “No Brasil, essa realidade ainda se restringe a um universo muito pequeno de escolas. Nosso objetivo é dar escala a esse projeto na rede pública brasileira, e os municípios de Passo Fundo, Sananduva e Marau serão importantes parceiros nesse objetivo”, acrescenta.
O projeto, que não terá custos para os municípios, iniciou no IAS ainda em 2015, quando foi piloto na cidade de Itatiba, em São Paulo. Com o sucesso na execução, a implementação do primeiro módulo acontecerá agora, com os alunos matriculados nas escolas dos municípios, abordando a temática do pensamento computacional. Inicialmente, a ação abrangerá dez escolas, beneficiando um total de 150 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para o prefeito Luciano Azevedo, Passo Fundo ganha muito com parcerias que fortalecem o sistema de educação. “Este é um projeto inovador e que trará benefícios indiscutíveis para os nossos alunos. Além de termos todo o suporte do Instituto Ayrton Senna, reconhecido por sua excelência, também contamos com a Imed, referência no ensino da nossa cidade”, ressaltou ele.
Capacitação
A Imed realizará a capacitação da equipe de profissionais da educação que atuarão no projeto, com base na metodologia IAS. Serão três frentes de pesquisa: colaboração cruzada e análise de evasão usando a Teoria de Redes; engajamento e motivação intrínseca usando a Teoria do Flow; e desenvolvimento de criatividade usando o Teste Torrance de Pensamento Criativo. Para o diretor da Imed, Eduardo Capellari, essa parceria é uma forma de construir relações entre a instituição de ensino com as prefeituras de Passo Fundo e região, permitindo a qualificação dos alunos que farão parte desse projeto. “A ligação com instituições que realizam trabalhos sociais, como o Instituto Ayrton Senna, de São Paulo, amplia as possibilidades institucionais, com educação qualificada e novas metodologias, que de modo geral são o fator-chave do negócio”, enfatizou.
O secretário de Educação, Edemilson Brandão, avalia que esta ação merece ser destacada pela proposta de levar a informática para as escolas de maneira a pensar a tecnologia e seu domínio como um todo. “O projeto melhorará o rendimento dos alunos e o raciocínio, porque a linguagem computacional interfere nos demais tipos de linguagem”, finalizou.
Troca de experiências
Em 2015, o Programa Escola de Hackers, da Prefeitura de Passo Fundo, que também trabalha com o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático, foi apresentado ao Instituto Ayrton Senna. O encontro surgiu como uma oportunidade de aprendizado e conhecimento da temática.