Criatividade é essencial para vender mais

Apostar nas datas comemorativas é uma das saídas para alavancar as vendas do comércio. Estimativa da Fecomércio-RS, porém, é de queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado

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Os gaúchos planejam desembolsar R$ 129,44, em média, para a compra de presentes nesse Dia dos NamoradosOs gaúchos planejam desembolsar R$ 129,44, em média, para a compra de presentes nesse Dia dos Namorados
Os gaúchos planejam desembolsar R$ 129,44, em média, para a compra de presentes nesse Dia dos Namorados
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Segundo as estimativas da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, as vendas do varejo gaúcho para o Dia dos Namorados devem apresentar uma queda real entre 3,5% e 4,5% em relação à mesma data do ano passado.  Apesar disso, a data é uma das apostas do comércio para alavancar as vendas. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Adriano Sonda, a expectativa é positiva. “O comércio de Passo Fundo vinha tendo momentos de muita emoção nos últimos meses. Emoções político-econômicas e climáticas, pois o frio e a chuva estavam escassos”. O frio, que veio nos últimos dias de abril, aqueceu as vendas, e, aliado a datas como o dia das mães e, agora, o dia dos namorados, trouxe um ânimo a mais para quem trabalha no comércio. Outro fator apontado por Adriano foi o afastamento da presidente Dilma Rousseff, que, segundo ele, impactou na confiança do consumidor. “A mudança de governo, queiram ou não, modificou a intenção de compra dos consumidores e melhorou as vendas nos últimos dias”, aponta.
A data, assim como o Natal e o dia das mães, é uma das mais importantes para o comércio. Mas não basta esperar pelos clientes, investir em criatividade pode ser o segredo para vender mais. “É uma data romântica onde celebramos o amor entre os casais e a vontade de presentear aquece neste momento. Floriculturas, vestuários, sapatos, óticas e eletrônicos devem liderar as intenções de compra, mas o mercado é aberto à criatividade e o melhor ou pior resultado vai depender da ação que cada lojista irá fazer”, explica Adriano. No ano passado, a falta de frio que influenciou diretamente na intenção de presentear e as vendas acabaram caindo. “Alguns produtos venderam acima do normal para a época, enquanto outros produtos que se tinha mais expectativa decepcionaram, como, por exemplo, roupas pesadas”.

Campanha
Com o slogan “Dê presentes do tamanho do seu amor”, a CDL inicia a sua campanha do dia dos namorados ainda nesta semana. Nessa segunda-feira (23), os lojistas começaram a receber os cartazes decorativos desenvolvidos pela CDL para colaborar com suas estratégias e ações específicas para a data. “A Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo há muito desenvolve ações para estimular e promover as vendas nas datas comemorativas e isso comprovadamente melhora os resultados das vendas do período. No processo de crise, que vai acabar cedo ou tarde, existem empresas que, devido ao seu momento, enfrentam problemas maiores que outras. Por isso toda ação é muito positiva”, finaliza Adriano.

Pesquisa
Os gaúchos planejam desembolsar R$ 129,44, em média, para a compra de presentes nesse Dia dos Namorados. Assim como no ano passado, os homens estão dispostos a gastar mais com mimos na data comemorativa (R$ 133,88), enquanto as mulheres projetam  aplicar R$ 125,58, em média. Este é um dos indicativos da Pesquisa Namorados 2016, que a Fecomércio-RS apresentou nesta segunda-feira (23). O levantamento ouviu 385 pessoas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Ijuí. A parcela de consumidores que pretende usar o mesmo valor do ano passado é de 43,9%, enquanto os que manifestaram a intenção de desembolsar mais pelos presentes somam 29,3%. Os que manifestaram a intenção de gastar menos correspondem a 26,8% dos entrevistados.
O valor médio dos presentes será de R$ 109,65. Entre as classes de renda, os itens médios da classe baixa, média e alta deverão custar R$ 65,82, R$ 106,62 e R$ 142,07, respectivamente. Além disso, o número médio de produtos que será adquirido será de 1,17 unidades. Assim como em pesquisas anteriores, os artigos de vestuário (43,9%) foram os mais citados como intenção de compra, seguidos de flores (18,0%), perfumes e cosméticos (13,4%) e calçados (12,0%).  
Os locais preferidos para fazer as compras para o Dia dos Namorados serão as lojas do centro das cidades, apontadas por 48,3% do total dos entrevistados, índice que sobre para 55,2% como destino de consumo para as pessoas da classe baixa. Para todas as classes econômicas, os shoppings aparecem como segunda opção, com a preferência de 28,3%, alcançando 35,4% da preferência para as compras do público da classe alta. As vendas no varejo serão concentradas em dias mais próximos da data: a pesquisa aponta que 88,9% das compras serão efetuadas no máximo uma semana antes do dia 12 de junho. Os que apostam no planejamento com duas semanas de antecedência somam 8,2% e três semanas, apenas 0,8%.
Outro destaque da pesquisa Dia dos Namorados 2016 da Fecomércio-RS é com relação à forma de pagamento das compras: evitando maior endividamento, a maioria dos gaúchos entrevistados (80,8%) pretende adquirir os presentes à vista, enquanto apenas 19,2% indicaram a intenção de utilizar o prazo. Entre os que vão parcelar, 76,7% farão em até três vezes. Entre os entrevistados, 59,0% afirmaram que pretendem proporcionar um evento especial na data. Almoço ou jantar fora foi o mais citado (55,1%), seguido de almoço ou jantar em casa (28,2%).

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