Movimento segue nesta semana

Na manhã de hoje, professores em greve e estudantes que ocupam escolas fazem uma caminhada até à Coordenadoria Regional de Educação onde entregam pauta de reivindicações

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As escolas ocupadas por alunos em Passo Fundo têm registrado movimentos produtivos e bem organizados. Oficinas diversas, divisão de responsabilidades e até limpeza geral nas escolas estão entre as atividades realizadas e planejadas pelos estudantes. Na manhã de hoje, às 10h, tanto os professores em greve quanto os alunos que ocupam as escolas se concentram em frente à Escola Protásio Alves de onde saem em caminhada até à 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ªCRE). O objetivo é entregar uma pauta de reivindicação oficial ao coordenador.
Na Escola Estadual Ernesto Tochetto o movimento dos estudantes conta também com o apoio dos pais. Conforme o vice-diretor geral, professor Luiz Alberto Calieron, eles estão organizados e com responsabilidades divididas entre eles. Os alunos também realizam a limpeza das salas de aulas e classes, bem como o pátio da escola. O movimento também tem o apoio de professores que se revezam para dormir na escola junto com os estudantes.
Na Escola Adelino Pereira Simões, de acordo com o diretor Rubem Nicolau Luft, os alunos também estão bem organizados. Eles mesmos elaboraram normas para o grupo e estão à frente da organização das atividades. A ocupação é organizada por um grupo de aproximadamente 40 estudantes. “Acho que a escola vai aprender bastante com eles”, enfatiza o diretor ao lembrar que normalmente as regras são feitas de cima para baixo. “Temos um respeito profundo pelo movimento deles e não será feita nenhuma medida no sentido de coibir”, aponta.
Na Escola Cardeal Arcoverde a situação também se repete. Conforme a direção os alunos estão realizando oficinas e discussões. Há um diálogo constante entre os estudantes, os professores e a direção. Os alunos elaboraram uma pauta de reivindicações, a maior parte delas referente à necessidade de manutenção em diversos espaços da escola, que será entregue hoje na 7ªCRE.
Na Escola Protásio Alves, conforme o diretor Júlio César Borges o movimento é tranquilo e professores também dão apoio quando necessário. Ele destaca que o movimento dos alunos é independente e a escola dá apenas o apoio necessário para garantir a segurança dos estudantes que estão mobilizados. Hoje a noite, a partir das 19h30 acontece uma reunião com os pais dos alunos da escola para esclarecer informações sobre a situação da ocupação e da greve. A reunião é organizada pela Direção, Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres (CPM).
Na Escola General Prestes Guimarães de acordo com a vice-diretora da manhã Maristela Padilha Kaiser ainda não há ocupação, mas um grupo de alunos está organizado e discutindo o movimento. O grupo é formado por cerca de 25 estudantes, mas as aulas ocorrem normalmente. A direção da escola está prestando o apoio necessário esclarecendo dúvidas e orientando-os.

Anna Luisa Ferrão Teixeira - 3311-0002 – Stela Maris
Cecy Leite Costa - 3315-1188 -
Nicolau de Araújo Vergueiro – EENAV -  3312-2312
Eulina Braga - 3313-2281
Fagundes dos Reis - 3312-1099

Gostou? Compartilhe