Os professores em greve e aposentados, funcionários e estudantes que ocupam as escolas de Passo Fundo realizaram na manhã de ontem uma manifestação. O grupo se reuniu na Praça Tochetto e saiu em caminhada pela Avenida Brasil até a esquina Democrática. Na sequência, eles caminharam até a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE). Durante todo o trajeto usavam um carro de som para expor os motivos da manifestação.
Merenda de baixa qualidade, repasses atrasados e problemas decorrentes da falta de manutenção, negativa à proposta de terceirização da educação estiveram entre os pedidos dos estudantes. Professores aposentados criticaram mudanças no IPE. Professores em greve criticaram as medidas do governo que, segundo eles, congelariam os salários dos professores até 2019.
Em frente à 7ª CRE, os manifestantes foram recebidos pelo coordenador Santos Olavo Misturini. Estudantes que ocupam escolas em Passo Fundo entregaram cartazes com as reivindicações de cada escola ao coordenador.
Gervásio Lucas Annes não será ocupada
Alunos e a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Gervásio Lucas Annes decidiram que a escola não participará das ocupações. A decisão foi tomada em reunião na noite de segunda-feira (23). Desde a sexta-feira (20) um grupo de 25 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental tinha a ideia de ocupar a escola. Na manhã de segunda-feira, eles foram até a instituição, mas a direção não permitiu o acesso. A alegação da direção é que os alunos eram menores de idade e precisariam da autorização dos pais para ocupar a escola.
Segundo o diretor da escola, Carlos Serraglio, 150 pessoas entre alunos e responsáveis participaram da reunião. “Debatemos sobre a questão com os líderes e, após duas horas, decidimos que ocupar a escola não era o melhor caminho. Eles [os alunos] mesmos perceberam isso. Nós colocamos que eles podem fazer outras atividades aqui, mas sem ocupar”, afirma o diretor. As aulas foram normalizadas na escola e os alunos devem fazer atividades acertadas entre o movimento e a direção.
Números
Nove dias após a primeira ocupação, Passo Fundo tem 10 escolas ocupadas por alunos, segundo a 7ª CRE. Fagundes dos Reis, Arco Verde, Adelino Pereira Simões, Protásio Alves, Cecy Leite Costa, Eulina Braga, Ernesto Tocchetto, Antonino Xavier e Oliveira, Anna Luisa Ferrão Teixeira e EENAV. Estas duas últimas, no entanto, têm aula em alguns turnos.
Professores e alunos entregam reivindicações à 7ª CRE
· 1 min de leitura