Nada a comemorar
A indústria brasileira não tem o que comemorar na data de hoje. No ano passado, teve o pior desempenho dos últimos tempos, fechando o período com uma retração de quase 13% na comparação com o ano anterior. A região mostra os exemplos negativos: Em Nova Bassano, o fechamento da Medabil se reflete na demissão de milhares de trabalhadores e no efeito cascata com o fechamento de sistemistas e empresas que tinham ligação com ela. Os efeitos no pequeno município, como retratou reportagem especial de ON na edição de dos dias 14 e 15 de maio, são devastadores. Em Erechim, a recuperação judicial da Intecnial é um baque para a economia do município: quatro mil trabalhadores dependem da indústria. Em Passo Fundo, a suspensão das atividades da Manitowoc, as dificuldades da Semeato e o fechamento da unidade da Minuano terão efeitos negativos inevitáveis sobre a economia local. É desolador o silêncio das máquinas na linha de produção. Enquanto isso, em Brasília, corrupção, disputas de poder nada lícitas se revelam aos olhos do cidadão.
Jardel
A subcomissão processante da Comissão de Ética Parlamentar, que apura as denúncias contra o deputado Mário Jardel (PSD), vai notificá-lo a comparecer para prestar esclarecimentos sobre o caso. De acordo com o relator, Sérgio Turra (PP), a subcomissão se reúne para ouvir o deputado na próxima quarta-feira, 1º de junho, às 9h30. Caso Jardel não atenda à notificação, a subcomissão deve concluir o relatório sem o depoimento do deputado. Jardel tem reiterado atestados médicos para não comparecer às reuniões. No entanto, a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa deu parecer autorizando o seguimento dos trabalhos. O relatório final da Subcomissão processante deve ser apresentado até o dia 10 de junho.
Sem efeito
Se os vereadores soubessem o potencial que tem o trabalho para o qual foram designados pelo voto direto dos cidadãos, não perderiam tempo com ações inócuas que não trazem qualquer resultado. Perda de energia com coisas que saem do nada para lugar algum.
Foi dito
"Já fui Secretário da Segurança Pública, aprendi a lidar com bandidos”, presidente interino Michel Temer.
Chapa
PSDB está empenhado na pré-candidatura do ex-vereador Valdair Gomes de Almeida. E há uma forte corrente para que a chapa pura, sem coligação na majoritária. O nome: Luizinho Valendorf, atual presidente da Uampaf.