Quem passou pela área central de Passo Fundo recentemente deve ter reparado em algumas pinturas de estêncil nas calçadas. Esses sinais marcam os pontos por onde passará o projeto Relendo Passo Fundo: percursos histórico-arquitetônicos, iniciativa que promove a valorização do patrimônio local. O projeto é realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), Laboratório de Áudio e Vídeo e curso de Arquitetura e Urbanismo, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. A primeira rota do projeto será percorrida neste sábado, 28 de maio, a partir das 8h. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.
Essa primeira rota passará por 19 edificações históricas ou com arquitetura relevante. Em cada ponto, estudantes e professores do quinto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo socializarão informações básicas, tais como ano da construção, características e curiosidades.
Fotografia e desenho à mão livre
Dois grupos de estudantes, egressos, professores e funcionários da UPF se preparam para atividades especiais no projeto Relendo Passo Fundo: fotografia e desenho à mão livre (Urban Sketcher). Nesta semana, estão sendo realizados minicursos com essas temáticas e, no próximo sábado, os conhecimentos adquiridos serão colocados em prática. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o Naduc pelo telefone 3316-8039.
Roteiro
Nesta primeira edição, serão visitados 19 locais. O ponto de encontro será o Edifício Scussel, localizado na esquina da Avenida General Neto com a Rua Moron. Em seguida, o grupo passará pela Catedral Metropolitana, Casa Rômulo Teixeira, Edifício Planalto, Praça Marechal Floriano Peixoto, Clube Caixeral, Banco Itaú, Igreja Metodista, escadaria da Avenida General Neto, Clube Comercial, Faculdade Anhanguera (antiga cervejaria Brahma), Colégio Marista Conceição, Edifício da 6ª Coordenadoria de Saúde do Rio Grande do Sul, Praça Ernesto Tochetto, Escola Protásio Alves, edifício esquina da Avenida Brasil com a rua Benjamin Constant, antiga casa João Café, Casa Protomodernista e Praça Antonino Xavier.
Próximo trajeto
Está marcado para 2 de junho o segundo percurso do projeto Relendo Passo Fundo, momento em que serão visitados 22 locais. Nesse dia, as informações sobre algumas edificações serão apresentadas de um jeito diferente, com a participação de atores, e também haverá apresentação do grupo de danças Tanz da UPF.