Bicicletas Compartilhadas: mais duas estações serão ativadas

A estação da Praça Tochetto e do cemitério da Vera Cruz, serão os próximos locais a receber estações de bicicletas compartilhadas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Praça Tochetto, no centro, e a Rua Moacir da Motta Fortes, ao lado do cemitério da Vera Cruz, serão os próximos locais a receber estações de bicicletas compartilhadas, dentro do Programa Passo Fundo Vai de Bici, da Prefeitura de Passo Fundo. A partir do próximo sábado (28), se não chover, os equipamentos entrarão em funcionamento em caráter experimental. Eles irão somar-se aos cinco pontos que já estão à disposição dos passo-fundenses: - Avenida Brasil, próximo à Rua Coronel Miranda (Canteiro Miguel Moretti); Avenida Brasil, próximo à Rua Capitão Araújo (Colégio Notre Dame); Avenida Brasil com Rua Sete de Setembro (Praça do Teixeirinha); Rua Morom (Praça Marechal Floriano); Avenida Brasil com Diogo de Oliveira (Boqueirão Legal). 

“O sistema está sendo implementado de forma gradativa. A expectativa é que até a metade de junho ele esteja funcionando plenamente”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver. Ele enfatizou que, após o período inicial de adaptação, a maioria das pessoas cadastradas têm utilizado o sistema sem dificuldades. “A adesão da comunidade tem nos entusiasmado. São mais de 6 mil cadastrados e mais de 3 mil deslocamentos realizados nesse período experimental. É normal a necessidade de alguns ajustes, mas esse início vem superando positivamente nossa expectativa”, observou Gilberto.  

Para a advogada passo-fundense Lisiane Cruz, as bicicletas compartilhadas têm ajudado muitas pessoas a realizarem suas atividades diárias, além de ajudar na mobilidade urbana. “As bicicletas facilitam a vida de quem precisa ir até um banco ou uma lotérica, por exemplo, dando agilidade a tarefas diárias e contribuindo com a saúde e com o meio ambiente”, afirmou.  

Quem tiver interesse em participar do sistema e utilizar as bicicletas pode se cadastrar na rua Morom 1.299 – sala 12 (levando CPF, RG e comprovante de residência) ou pela internet, no site www.pmpf.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 54-3045.3591. 

Passo a passo para utilizar o sistema
1º passo: após efetivado o cadastro pela internet ou de forma presencial, você está habilitado a utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas – o seu login será o número do CPF e a senha será a escolhida no cadastro.

2º passo: chegando na estação de bicicleta mais próxima, o usuário deverá digitar no painel o CPF e a senha e proceder para a liberação da bicicleta. O horário de funcionamento do sistema é das 6h até as 22h para a retirada das bicis.

3º passo: já com a bicicleta, o usuário poderá iniciar o seu percurso, podendo utilizar gratuitamente durante o período de 2h seguidas. Caso queira utilizar a bicicleta por mais tempo, deverá devolver o equipamento na estação mais próxima e esperar pelo menos 15 minutos para fazer nova retirada, também de forma gratuita.

4º passo: para devolver a bicicleta, basta escolher qualquer uma das 10 estações que tiver uma vaga livre. O sistema para devolução do equipamento estará disponível 24 horas e avisará quando a bicicleta estiver completamente travada. 

Gostou? Compartilhe