Os integrantes da Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA) entregaram o projeto arquitetônico para construção da sede definitiva da Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias em área concedida pela Prefeitura de Passo Fundo, localizada no Loteamento Sechi (Cohab II).
A reunião e entrega da documentação, aconteceu nessa segunda-feira (30) e contou com a participação do prefeito Luciano Azevedo, pais de alunos, direção da escola e entidade, além de secretários municipais. “É um passo inicial para um assunto que estamos tratando há muito tempo e tem nossa atenção. Somos cientes da necessidade de um espaço próprio que atenda cada vez melhor as crianças”, disse Luciano.
A presidente da entidade, Salua Younes, destaca que a construção será a união de forças da comunidade, como entidades, pais e administração municipal. “O prefeito nos colocou que o projeto será analisado e entrará no orçamento para ser construído no ano que vem ou outro. A nova escola trará uma possibilidade maior de crescimento de interação social, desenvolvimento motor e intelectual dos alunos autistas, além de ampliar em 60% a nossa capacidade de atendimento”, frisou a presidente da AUMA.
O projeto arquitetônico desenvolvido pela AUMA será analisado pela secretaria municipal de Planejamento (SEPLAN) e também os demais órgãos para ter seguimento.
Histórico
Fundada em março de 2001, a Associação dos Amigos das Crianças Autistas (AUMA) conta atualmente com 60 alunos em atendimento. Diferentes projetos são desenvolvidos na escola, que é municipal e conta com auxílios através de convênios com o Governo do Estado. Entre eles, estão o projeto de equoterapia, desenvolvido em parceria com a Brigada Militar, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio; o Projeto Aquático também é realizado a partir de uma parceria com a UPF; Almoçando na Escola, projetos de música e artes.
Associação Amigos dos Autistas entraga projeto
· 1 min de leitura