No pleito de 2014 candidatos a eleição ou reeleição para a Assembleia Legislativa, Câmara Federal Senado e governo do Estado percorreram a região na busca de votos. Em cada um dos 32 municípios que integram a Amau o apoio de correligionários e dirigentes partidários. E também de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Na campanha que se aproxima será a vez dos eleitos há dois anos retribuírem o apoio, que será recíproco em 2018.
I I
Os integrantes da bancada gaúcha, formada por 31 deputados federais e três senadores, se notabilizaram no processo de impeachment da presidente e tiveram seu “minuto da fama” ao votar a favor ou contra a admissibilidade. Na Câmara Alta a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o colega jornalista Lasier Martins (PDT) votaram com a maioria absoluta. Na trincheira contrária do veterano Paulo Paim (PT). Como nas eleições anteriores eles deverão fazer o périplo pelo Estado durante a campanha, priorizando os municípios maiores. Na eleição de 2012 Paim e Ana Amélia estiveram em Getúlio Vagas e região.
I I I
Os deputados federais e estaduais também vão retornar as bases retribuindo o apoio. Próximo do presidente interino Michel Temer o deputado Darcisio Perondi será disputado no palanque dos candidatos a prefeito e vereadores de seu partido. O mesmo vai ocorrer com Alceu Moreira e os ministros Eliseu Padilha e Osmar Terra. Dentre os parlamentares do PP com ligações na região estão os deputados Luiz Carlos Hainze, Afonso Hamm, Jerônimo Goergem e José Otávio Germano. Do PT os deputados Marco Maia, Paulo Pimenta, Dionilso Marcon e Maria do Rosário.
I V
O PSD deve contar com a presença do deputado Danrlei de Deus; o PSDB com Nelson Marchezan Júnior; o PTB com Luiz Carlos Busato; o DEM com Ônix Lorenzoni; o PDT com Giovani Cherini; e o PSB com José Stedile. Dentre os deputados estaduais que devem vitaminar a campanha estão: Alexandre Postal (PMDB), Altemir Tortelli (PT), Any Ortiz (PPS), Gilberto Capoani (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Juliano Rosso (PCdoB), Ronaldo Santini (PTB), Sérgio Turra (PP), Silvana Covatti (PP), Vilmar Zanchin (PMDB), e Zilá Breitenbach (PSDB).
Curtas:
# O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que vai eleger em todo o país prefeitos e vereadores, será no dia dois de outubro, primeiro domingo do mês.
# O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para o dia 30, último domingo de outubro. .
# Na reforma aprovada pelo Congresso no ano passado, foram alterados, por exemplo, o prazo para início da campanha.
# As convenções municipais para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores serão realizadas entre os dias 20 de julho e 05 de agosto.
# O prazo para que os partidos políticos e coligações registrem seus candidatos junto ao TRE encerra no dia 15 de agosto e na manhã seguinte está autorizada a propaganda eleitoral.
# A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão terá inicio no dia 26 de agosto e se estenderá até o dia 29 de setembro.
# Na imprensa escrita à propaganda eleitoral é paga e pode ser veiculada pelos candidatos e coligações entre os dias 16 de agosto e 30 de setembro.
Dito & Feito:
Em cerimônia ocorrida na terça-feira (24), no plenário do TRE-RS, a desembargadora Liselena Ribeiro tomou posse no cargo máximo da Justiça Eleitoral gaúcha. Ela é a primeira mulher a presidir um processo eleitoral no RS. Em seu discurso afirmou que a Justiça Eleitoral "não se omitirá diante de qualquer abuso que macule o sufrágio".